Por meio do Programa de Excelência Energética BRF buscamos promover o consumo sustentável de energia em operações fabris e administrativas. No programa, indicadores de desempenho são estabelecidos, o consumo de energia é monitorado nos diferentes processos produtivos, considerando as linhas, as categorias e os produtos finais elaborados. As atividades em centros de distribuição, agropecuária e áreas administrativas também possuem gestão.

Mantemos também o Comitê de Energia da BRF, formado pelas equipes de Engenharia, Controladoria e Procurement, que se reúne com periodicidade mensal, para acompanhar iniciativas e estudar formas de redução de consumo. Além disso, consideramos em nossas tomadas de decisão a melhoria do custo de aquisição, a busca por parceiros estratégicos no desenvolvimento de projetos sustentáveis, a aprovação de projetos de redução do consumo e a garantia de internalização das diretrizes do programa para as unidades produtoras.

Temos cerca de 3% de nosso consumo atendido por geração energética própria, mantemos metas anuais de melhoria da eficiência do uso e um plano de investimentos para os próximos anos, a fim de elevar o percentual de geração própria da companhia – o que a resguardaria em casos de racionamento, por exemplo.

A BRF ainda adota linhas anuais de investimentos para aplicar recursos próprios para a atualização de tecnologia e para a compra de equipamentos mais eficientes. Como, por exemplo, destacam-se a padronização de procedimentos de controle de temperatura dos túneis de congelamento; a implantação de controles automáticos e variáveis de equipamentos de ar comprimido; e a atualização da tecnologia de iluminação nas fábricas para o sistema LED.

Além dessas iniciativas, a BRF aproveita a disponibilização de recursos oriundos dos Programas de Eficiência Energética das distribuidoras de energia, sob recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com ações como a substituição de motores e bombas elétricas comuns para equipamentos de alto rendimento, o que também traz impactos relativos às emissões de GEE.

Também priorizamos o uso de fontes renováveis em nossa matriz energética, chegando a um percentual superior a 90% do total. A maior contribuição é da biomassa – proveniente de áreas próprias de reflorestamento – utilizada para geração de vapor em nossos processos produtivos.

Saiba mais sobre a nossa Gestão de Energia, no Relatório Anual e de Sustentabilidade da BRF