Qualidade

A qualidade está em todos nós

Nosso compromisso de oferecer produtos de qualidade que contribuam para uma vida saudável se traduz em diversas iniciativas, incluindo a gestão do ciclo produtivo, controles na cadeia de distribuição e nos pontos de venda e melhorias em formulação e desenvolvimento de produtos.

Hoje, 100% dos produtos BRF são avaliados no Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês). A Companhia também possui padrões de certificação BRC, IFS, Global-GAP, AloFree e ISO17025:2005. É auditada externamente por diversos mercados e clientes, além de órgãos competentes brasileiros – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O monitoramento é considera também o ponto de venda.

Laboratórios de Saúde Animal – Temos compromisso com desenvolvimento constante de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimentar. Para respaldar tal responsabilidade, todos os nossos Laboratórios de Saúde Animal mantêm acreditação na ISO/IEC 17025 junto ao INMETRO, e atuam em parceria com órgãos nacionais e internacionais para agregar o máximo aparato tecnológico nos diagnósticos laboratoriais, nas monitorias preventivas e nos estudos epidemiológicos veterinários, como a Check-Points. Além de cumprir as legislações sanitárias nacionais e internacionais, não medimos esforços em pesquisa e inovação para cuidar da saúde dos nossos animais e prevenir possíveis doenças, evitando uso de medicamentos.

Laboratórios de Alimentos – Em sequência aos controles realizados pelos Laboratórios de Saúde Animal, os de Alimentos fazem ensaios em todos os itens que compõem o produto, desde a matéria prima, insumos, embalagens, até o alimento chegar ao consumidor final. São comprometidos em assegurar a qualidade do alimento. Para tanto, atuam em constante atualização técnica e utilizam tecnologias de ponta, respeitando as normas e legislações nacionais e internacionais. Mantém acreditação na ISO 17025 junto ao INMETRO e parcerias com órgãos de referência no mercado nacional e internacional.

Perfil nutricional – Setorialmente ou de maneira direta, por meio de inovações, debates e pesquisas, respondemos ao avanço dos estudos que relacionam e os atributos de sabor à busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis. No setor, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia) discute meios para reforçar atributos de saudabilidade nos produtos e marcas das empresas do setor, com a participação direta da BRF.

Desde 2008, dedicamos esforços na eliminação do uso de gordura trans na formulação. Para isso, realizamos pesquisas e testes sensoriais, de desempenho e segurança em todas as categorias de produtos.

Sódio para quê? Além de contribuir para a definição de sabor, o sódio é um importante ingrediente para a qualidade final dos produtos, por sua capacidade de conservação. Para reduzir os níveis do sódio, nossa área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) faz estudos constantes, buscando alternativas tecnológicas e de ingredientes. Desde 2013, nos comprometemos, via Abia, a reduzir os níveis de sódio em produtos da categoria cárneos (presuntaria, salsichas, linguiças, hambúrgueres, empanados de frango e mortadelas).

As metas foram traçadas para 2015 e 2017, com perspectiva de atualização em 2020. Trabalhamos para adequar as linhas de salsicha, mortadela, linguiças curadas e presunto cozido para atender esses novos percentuais. A formulação das linguiças defumadas Sadia embaladas, por exemplo, teve redução de 30% de sódio.

Rotulagem – Além dos dados regulatórios em 100% dos produtos, nossos rótulos de produtos contêm selos de reciclagem e coleta seletiva de embalagens (no Brasil), sinalização sobre ingredientes considerados alergênicos e certificados religiosos exigidos por alguns mercados, como o Oriente Médio e a certificação halal (alimentos autorizados para consumo com base nos padrões islâmicos).

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: