Água

Ao adotar os melhores processos para redução de desperdício,
em 2014 conseguimos economizar 50 milhões de litros por mês em quatro de nossas unidades.

Recurso natural essencial para a Companhia, a gestão de água é uma prática fundamental nas operações da BRF. Para reduzir a dependência deste recurso, bem como minimizar o impacto de sua retirada, investimos continuamente na busca por processos mais eficientes e que diminuam a demanda de água em nossas operações.

Em nossos processos produtivos, realizamos medições e gestão diária do consumo de água, e priorizamos a captação de fontes superficiais, reduzindo a exploração subterrânea e evitando o uso de água da rede pública. Investimos também em projetos que possibilitam a reutilização de água, que hoje supera 20% do total consumido (aproximadamente 15,5 bilhões de litros).

Nossa sede de Curitiba (PR), por exemplo, construiu uma cisterna que capta água da chuva para utilização no jardim, mictórios e vasos sanitários, que atendem aproximadamente 30% dos funcionários da unidade administrativa. Já em Itajaí (SC), foi desenvolvido o programa Mergulhe nessa Ideia, que promove a conscientização sobre o uso da água.

As iniciativas para a gestão de água também estão implantadas nos centros de distribuição, a exemplo dos CDs de Ribeirão das Neves (MG), Salvador (BA) e Jundiaí (SP), que utilizam a água de chuva para a lavagem dos caminhões.

Na cadeia, os produtores integrados são os responsáveis pela gestão da água em suas operações, mas a BRF apoia os interessados em adotar novas tecnologias para otimização de recursos. Os integrados são monitorados e avaliados anualmente por intermédio de um check list de sustentabilidade, que avalia a disponibilidade de água no último ano.

Saiba mais sobre Água em nosso RA

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: