Bem-estar animal

A BRF quer transformar positivamente toda sua cadeia global atuando de forma cada vez mais ética e responsável. A produção de animais é a base da atuação da Companhia, sendo assim, o bem-estar animal é naturalmente uma de nossas grandes causas, e a fomentamos não apenas dentro, mas também fora do universo BRF. Desde 2014, possuímos uma parceria com a ONG World Animal Protection, que resultou na assinatura entre as partes de um Memorando de Entendimento (MoU, da sigla em inglês).

A WAP é parceira na identificação de oportunidades de melhorias em linha com as principais tendências e práticas que comprovadamente melhoram o bem-estar dos animais. Juntos, buscamos avanços contínuos em todos os processos que envolvem animais vivos. O comprometimento e a transparência da BRF são reconhecidos por sua presença e posicionamento no ranking internacional Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW). A BRF é a única empresa de alimentos do Brasil a ocupar o Nível 2 no ranking.

Estruturamos essas práticas e compromissos no programa global "Animal Welfare Made in BRF" (Bem-Estar Animal Feito pela BRF), que respeita as especificidades de cada localidade na qual estamos inseridos, sejam elas ambientais, culturais, climáticas, religiosas, entre outras. Esse programa estabelece normas, processos, indicadores e treinamentos contínuos para trilharmos um caminho construído numa base sólida e verdadeira. A condução do tema é feita por um grupo de trabalho multidisciplinar, reunido mensalmente, que possui metas atreladas e se reporta à alta direção da Companhia.

Possuímos também um time de embaixadores chamados de "Oficiais de bem-estar animal"; capacitados para serem os responsáveis por garantir o cumprimento dessas diretrizes, compromissos e metas. O programa contempla avaliação de gaps e oportunidades, com plano de ação de curto, médio e longo prazo para alcançarmos nosso objetivo global de maximizar o bem-estar dos animais.

Nossa atuação é orientada pelos "Compromissos de Bem-Estar Animal BRF", pautados por padrões e legislações nacionais e internacionais e pelas cinco liberdades, conceituadas pela Farm Animal Welfare Council (FAWC), que são:

1. Liberdade fisiológica: animais livres de fome, sede e má nutrição;
2. Liberdade ambiental: animais livres de desconforto;
3. Liberdade sanitária: animais livres de dor, lesões e doenças;
4. Liberdade comportamental: animais livres para expressar seu comportamento natural;
5. Liberdade psicológica: animais livres de medo e angústia.

Participamos ativamente das discussões sobre bem-estar animal nas entidades setoriais, tais como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da qual somos membros. Estamos em constante interação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e;seu braço específico, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E além disso, por meio de compartilhamento de nosso conhecimento técnico e de aporte financeiro, apoiamos congressos científicos relativos ao tema bem-estar animal em universidades de referência, como a Universidade de São Paulo (USP).

Estamos trabalhando junto com o chef inglês Jamie Oliver, referência em bem-estar animal, em uma linha de produtos Sadia. Essa parceria valida o caminho que estamos trilhando, tratando o bem-estar animal como uma causa, inovando e sendo pioneiros.

SOBRE A NOSSA CADEIA

A BRF é uma empresa que trabalha no sistema de integração vertical, que consiste em uma parceria na qual a empresa fornece os animais, insumos e assistência técnica, e os integrados fornecem mão de obra e estrutura. Portanto, as normas corporativas de criação e abate de animais são as mesmas para unidades próprias e integradas. Realizamos auditorias e verificações regulares de bem-estar animal e, em caso de não conformidades, é estabelecido um plano de ação conjunto para adequação, podendo levar ao rompimento do contrato.

CERTIFICAÇÕES

  • CERTIFIED HUMANE

    Certificação internacional que considera a qualidade de vida dos animais desde o nascimento. As exigências são superiores a diversos padrões mundiais e garantem que os animais tenham liberdade para expressar seu comportamento natural. Os mais de 180 aviários da BRF de Buriti Alegre (GO) são certificados e estamos levando as práticas para outras unidades.

    Conheça
  • GLOBALGAP IFA

    Contempla práticas de gestão e bem-estar animal "pre-farm-gate" (antes da saída da unidade de produção), que abrangem toda a cadeia agropecuária, indo desde as matrizes produtoras de frangos, passando por incubatório e a integração de frango de corte.

    Conheça
  • GLOBALGAP CFM

    Contempla boas práticas para produção de ração para os animais de produção. Uma alimentação animal apropriada forma uma parte integral da cadeia alimentar, um alimento de qualidade forma a base do bem-estar animal.

    Conheça
  • GENESIS GAP STANDARD

    É uma das mais conceituadas normas de boas práticas agropecuárias e de bem-estar animal. 100% dos produtores de frango de corte da Tailândia possuem certificação de terceira parte, isto é, feita por uma organização independente creditada.

    Conheça
  • ALO FREE

    Programa suíço de rastreabilidade para o controle da produção de frango e peru sem uso de antibióticos e/ou antimicrobianos promotores de crescimento. É aplicável a toda a cadeia de produção, do incubatório ao abatedouro, abrangendo fábricas de rações e integrados. Outros países como Holanda e Alemanha reconhecem o certificado emitido sob a legislação da Suíça.

    Conheça
  • STS

    Projeto de bem-estar animal organizado por rede varejista Suíça. Estão no escopo dessa certificação, a integração de frango de corte, transporte e abate dos animais, buscando sempre alto nível de bem-estar animal.

    Conheça
  • BRC

    Desenvolvida pelo British Retail Consortium (BRC), organização comercial do Reino Unido que representa os interesses do varejo, as normas BRC foram criadas para estabelecer diretrizes para “due diligence”, aprovação de fornecedor, qualidade na indústria, cumprimento de obrigações legais, proteção dos consumidores e segurança de produto.

    Conheça
  • IFS

    São regulamentações da International Featured Standard que se aplicam a todos os processadores e embaladores de alimentos.

    Conheça

Conheça Mais

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: