Educação Alimentar

Queremos que você saiba cada vez mais sobre os alimentos para fazer escolhas saudáveis, sem deixar de consumir o que gosta, com moderação e equilíbrio

Trabalhamos todos os dias para oferecer aos nossos consumidores e clientes alimentos saborosos, seguros, saudáveis e de ótima qualidade, pois queremos imprimir mudanças positivas na forma como consumimos. Para que isso aconteça, entendemos que é preciso aprender mais sobre os alimentos, para que façamos escolhas mais saudáveis, mantendo o equilíbrio alimentar.

Por isso, trabalhamos com políticas rígidas de Qualidade e Segurança dos Alimentos; seguindo requisitos e padrões para os processos de fabricação, transformação, armazenagem e transporte dos produtos. Além disso, possuímos uma estrutura de laboratórios certificada, onde realizamos testes e ensaios biológicos e químicos com nossos produtos.

Sabemos que a mudança nos hábitos está atrelada ao conhecimento e atuamos para contribuir com a Educação Alimentar em algumas frentes.

Por meio da Sadia, lançamos em 2016, em parceria com a Jamie Oliver Food Foundation, o projeto Saber Alimenta para formar educadores da rede privada e pública com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde; e as expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental I. O objetivo é tornar os alunos protagonistas de hábitos alimentares mais saudáveis na escola e em suas famílias.

Em São Paulo, no Brasil, a BRF possui parceria com a área de nutrição do governo do Estado para o desenvolvimento de produtos saudáveis destinados à merenda escolar; e outra com uma consultoria nutricional, para o desenvolvimento de novos produtos e adaptação nutricional da linha atual de produtos.

Nos aproximamos, também, de profissionais médicos (nutricionistas, pediatras, cardiologistas, outros), compartilhando informações relativas a lançamentos e ações da BRF.

Além disso, iniciamos um processo de revisão das nossas políticas nutricionais, considerando as melhores referências mundiais de alimentação equilibrada. Com base nesses padrões, avaliamos constantemente a composição do nosso portfólio; que hoje conta com mais de 5 mil itens.

E temos investido em uma comunicação cada vez mais clara e transparente sobre nossos produtos e ingredientes. Isso significa tratar com respeito e cuidado cada um dos nossos consumidores e clientes.

A importância dos rótulos dos nossos produtos

Informações acessíveis e adequadas nos produtos são imprescindíveis para que clientes e consumidores façam escolhas bem informadas em suas compras.

Por isso, a BRF se adéqua às demandas de cada um dos mercados onde atua e mantém 100% de seus produtos sujeitos a diferentes exigências de rotulagem. No Brasil, por exemplo, os produtos atendem às legislações definidas por órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Todos os rótulos possuem informações sobre a composição (ingredientes), a tabela nutricional, (com informações de nutrientes, porção e % VD – valor diário de consumo recomendado), as condições de conservação, a data de fabricação, o prazo de validade e o modo de preparo e de consumo. As embalagens trazem, ainda, registros de conformidade dos produtos e informações sobre a presença de corantes, aditivos, aromatizantes, adoçantes artificiais, conservantes, ingredientes que podem causar alergias, (leite, nozes, pimentas, crustáceos, glúten, soja), fortificação com vitaminas, fibras e minerais e, quando pertinente, sobre os métodos de pasteurização e esterilização.

Há, também, outras fontes de informação disponíveis nos sites das nossas marcas e produtos e no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Além disso, desde 2007, visamos a acessibilidade dessas informações e incluimos o registro em braile nas embalagens feitas em papelão.

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: