Projeto ReciclAção

Unindo o protagonismo da comunidade em torno de um desafio de todos, o Projeto ReciclAção, foi formado por moradores, BRF, Instituto BRF, organizações comunitárias, outras empresas e poder público.O projeto fomenta a mobilização comunitária para coleta e correta gestão de resíduos sólidos, que antes degradavam e colocavam em risco a população do Morro dos Prazeres, no Bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ).

Em conjunto, o grupo instalou pontos de coleta e se organizou, com liderança dos moradores, para que a população descarte os resíduos sólidos recicláveis de forma segura. O material é doado pela população para que, vendido a uma recicladora, reverta em renda a um fundo para projetos de educação e melhoria socioambiental na comunidade.

A consciência ambiental das 4 mil famílias da comunidades vem mudando e junto o volume de material reciclado recolhido cresce mês a mês. O projeto foi desenhado em 2012 e iniciado no ano seguinte, em dois anos de atividades retirou 18 toneladas de resíduos. De janeiro a abril de 2016, foram 7.900 quilos recolhidos.

As ações de engajamento acontecem nas escolas, creches, igrejas, eventos da comunidade. E, além dos moradores, os garis também participam ativamente, avaliam as melhores posições dos pontos de coleta e trocam experiências e sugestões em café da manhã realizado periodicamente com as lideranças do projeto. Essa essência de construir junto é a forma de fazer que o Instituto BRF acredita. Uma construção com corresponsabilidades que transforma e inspira.

É um trabalho de educação e operação. Após a organização dos pontos de depósito de lixo reciclável e comum, dois pontos que antes eram lixões voltaram a ser espaços de uso da comunidade. Um deles se transformou em um jardim com parquinho. Saem os lixos e os riscos à saúde e entram em cena novas relações das pessoas com o lixo e com o ambiente em que vivem.

É possível saber mais sobre o projeto, realizado em parceira com o CEDAPS ou por meio da página do ReciclAção no Facebook.

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: