Dicas de cuidados com o seu pet nesse verão

Estamos no período mais quente do ano e o bem-estar do seu cão ou gato, nesta época, está relacionado, principalmente, a manutenção da hidratação e da temperatura corporal adequada.

Assim, os tutores precisam estar atentos ao comportamento dos seus pets, podendo até ser necessário a adaptação de alguns hábitos para que eles mais tranquilos e saudáveis mesmo com o calor.

 

Cães e Gatos transpiram?

Ao contrário dos seres humanos, os cães e gatos possuem poucas glândulas sudoríparas e transpiram patas e língua. A regulação da temperatura deles ocorre principalmente pela boca, por meio da respiração. Temperaturas elevadas nem sempre são estados febris. Elas podem provocar hipertermia e desidratação em cães e gatos, quadros bem graves que podem levar à morte ou deixar sequelas graves se não tratadas a tempo.

Os principais sinais de que o cão está com a temperatura corporal acima do normal são respiração ofegante de forma persistente, salivação excessiva, cansaço, apatia, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), diarreia e vômitos. Já os gatos, além da perda de calor via respiração, também tendem a lamber-se mais intensamente, hábito que favorece o resfriamento corporal.

Em casos de hipertermia e desidratação, deve-se imediatamente regular a temperatura corporal, estimulando o consumo de água e refrescando o corpo do pet com toalhas molhadas, além de refrigerar o ambiente e buscar ajuda veterinária.

As raças de cães e gatos que apresentam focinhos curtos, como gatos Persas e cães Bulldog, Pug, Boxer, Shih Tzu e Lhasa Apso, correm maior risco de hipertermia, em função da dificuldade anatômica natural que estes animais têm para respirar e, consequentemente, perder calor.

 

Existem várias maneiras dos tutores ajudarem os animais nessa época do ano, veja algumas dicas abaixo:

 

Ambientes arejados e passeios saudáveis

O espaço também precisa estar adequado para os pets passarem o seu dia. Recomenda-se que os ambientes estejam ventilados ou climatizados. E, no caso de ambientes ao ar livre, deve-se garantir acesso a locais protegidos do sol e estar atento à sombra, que muda de posição durante o dia. Uma dica é disponibilizar tapetes gelados para cães e gatos que também podem ser muito úteis no combate à hipertermia.

Os passeios, embora sejam considerados hábitos saudáveis, também precisam ser adequados à estação. Evite horários em que o sol está mais intenso e também confira se a calçada ou o asfalto não estão quentes demais, mesmo após o entardecer, é preciso conferir a temperatura do chão para evitar as queimaduras nos coxins, não esquecendo da hidratação ao longo do passeio.

 

Limitar a exposição ao sol

Outro hábito bastante comum para alguns pets, principalmente, os gatos, é o de cochilar ao sol. Durante o verão, é necessário limitar a exposição deles nos horários próximos ao meio-dia, como prevenção ao câncer de pele. A dica é espalhar caminhas e tocas nos locais mais arejados da casa, tomando cuidado também, no caso de pets de pelagem branca, com a incidência solar.

 

Banho & tosa

Existe ainda outro item primordial quando o assunto é banho e tosa. O banho nunca deve ser gelado quando a temperatura corporal dos pets estiver muito elevada, pois pode provocar algum choque térmico. Nesse caso, deve-se enrolar o pet em uma toalha molhada e aguardar até que a temperatura corporal volte à normalidade, antes de iniciar o banho.

Em relação à tosa, é aconselhável manter o pelo em tamanho moderado, já que a pelagem é um importante isolante térmico para os pets. Mesmo para pets muito peludos, é necessário consultar um veterinário antes de considerar a tosa total do pelo, isso porque a exposição total da pele dos pets não é saudável, pois o pelo serve como proteção natural, impedindo a penetração excessiva dos raios solares.

 

Hidratação e alimentação

O consumo de água deve ser muito estimulado nesse período do ano. Aumentar a quantidade de vasilhas de água, facilitando o acesso e adicionando alimentos úmidos na dieta do pet são algumas formas de contribuir com isso.

A temperatura da água também é um ponto de atenção, pois cães e gatos têm preferência por água mais fria ou gelada, o que também colabora para o equilíbrio térmico. Uma dica interessante é colocar algumas pedras de gelo nas vasilhas, para manter a água fresca por mais tempo.

A BRF Pet possui diversas opções de alimentos úmidos que são excelentes aliadas na manutenção da hidratação dos animais durante o verão, oferecer sachês, de qualidade e com alto teor de água, é a forma mais eficiente para contribuir com esse consumo, além de ser altamente saboroso.

Compartilhe: