Comunicado Coronavirus

Acesso exclusivo para colaboradores

BRF Informa

Somos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e, cientes da nossa responsabilidade frente à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), intensificamos ações para assegurar a saúde e a segurança de todas as pessoas envolvidas em nosso contexto operacional, assim como de suas famílias.

Fazemos parte de uma cadeia viva, longa e complexa. Nesse sentido, produzir e distribuir alimentos é ainda mais essencial neste momento. Entendemos que garantir as condições de trabalho seguro para nossos colaboradores e demais participantes de nossa cadeira de produção é parte de nosso compromisso de estar ao lado da população e do poder público, tomando as providências necessárias para manter o funcionamento de nossas atividades e garantir o abastecimento neste momento de inéditos desafios para todos nós.

A partir de protocolos definidos pelas autoridades dos países onde estamos presentes e das recomendações de especialistas – incluindo o infectologista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Esper Kallás – desenvolvemos planos de continuidade operacional com o objetivo de manter o fornecimento de alimentos para que cheguem à mesa de milhares de famílias no Brasil e no mundo.

Contamos ainda com o suporte de uma renomada empresa de consultoria especializada em gestão de riscos, o que nos possibilita contato com companhias em outros países, como China e Itália, para aplicação de melhores práticas em fábricas de alimentos.

Confira as doações da companhia:

  • Acreditamos que esse é o momento de todas as empresas praticarem a solidariedade, em sintonia com a situação sem precedentes na qual estamos vivendo, de alto impacto para todos.
  • Nesse sentido, para contribuir com os esforços de combate aos efeitos deste cenário adverso, anunciamos doações de R$ 50 milhões em alimentos, insumos médicos e apoio a fundos de pesquisa e desenvolvimento social. A ação alcançará hospitais, Santas Casas, organizações de assistência social e profissionais de saúde, nos estados e municípios onde possuímos operação.
  • No Brasil, a iniciativa contempla, em um primeiro momento, cerca de 60 hospitais em 50 cidades de 9 estados. Somente nas instituições hospitalares, incluindo hospitais de “campanha”, as doações deverão favorecer mais de 15 mil pessoas/dia, por meio de cerca de 2,5 milhões de refeições pelos próximos três meses. Como uma empresa global, estenderemos esta iniciativa para os países onde possuímos unidades produtivas, como Turquia e Emirados Árabes Unidos.
  • Prevemos ainda doação de insumos médicos, como testes e termômetros, de equipamentos de proteção individual, como capas plásticas, toucas e batas descartáveis, álcool em gel, respiradores e outros que se façam necessários. Os materiais serão destinados, prioritariamente, a instituições de saúde dos estados e municípios onde possuímos unidades produtivas, centros de distribuição e escritórios corporativos.
  • Adicionalmente, a BRF se compromete, durante este período de incertezas, a manter todos os postos de trabalho nos meses de Abril e Maio, efetuando apenas as movimentações normais no curso regular de suas operações. Cabe ressaltar que a BRF está contratando mais de 2.000 pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, para manter a produção e o abastecimento e substituir os funcionários considerados do grupo de risco que foram preventivamente orientados a permanecer em casa.
  • Com o objetivo de trazer apoio e comodidade aos nossos colaboradores que continuam atuando no campo, nas fábricas, nos Centros de Distribuição, nas ruas e nos clientes, também disponibilizaremos, a partir desta semana, um crédito semanal em produtos BRF ou no vale-refeição, proporcionando e facilitando o acesso destes profissionais e suas famílias à alimentação.
  • Seguimos atuando em toda a nossa cadeia, tomando providências diariamente para garantir segurança, saúde e a sustentabilidade de todos aqueles envolvidos em nosso contexto operacional, como a criação de uma campanha de prevenção e conscientização, disponibilização de EPIs, medidores de temperatura e de testes para a COVID-19, entre outros.
  • Faremos o que for possível para proteção das pessoas, famílias e da população para que possamos superar o mais rápido possível as consequências da Covid-19.

Confira as medidas adotadas:

  • Disponibilização do Dr. BRF, canal telefônico de orientação médica gratuita, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todos os colaboradores, funcionários, familiares e terceiros que estejam em atuação nas dependências da companhia, e integrados, para que possam obter orientações com equipe de saúde.

  • Criação de um Canal de Escuta interno, no nosso SAC, com uma linha direta para o recebimento de dúvidas, reclamações e sugestões sobre as iniciativas implementadas pela companhia frente ao desafio do Covid19. As opiniões serão compartilhadas com o Comitê para melhoria dos nossos processos durante a crise. O contato poderá ser anônimo, por telefone, site ou e-mail.

  • Implementação do Canal de Apoio BRF para acolhimento psicológico para os colaboradores e suas famílias. Trata-se de uma central de atendimento telefônico gratuita formada por psicólogos e assistentes sociais disponível 24h, todos os dias da semana. O atendimento é confidencial, sigiloso e pode ser feito via telefone fixo ou celular de qualquer localidade.

  • Intensificação de campanha interna de conscientização sobre hábitos de higiene e prevenção de doenças respiratórias com diretrizes de saúde e segurança estabelecidas de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e especialistas renomados em infectologia.

  • Orientações para sintomas do novo coronavírus (febre, coriza, dor na garganta e tosse). No caso do colaborador estar dentro de uma das unidades que tenha ambulatório, como medida preventiva, a BRF recomenda que se direcione a esse local, onde receberá orientações médicas. Caso não haja ambulatório ou esteja fora do expediente, deverá entrar em contato com o Dr. BRF para direcionamentos.

  • Informações de profissionais especializados, inclusive na área de infectologia, para nossos colaboradores, produtores integrados e parceiros sobre prevenção e cuidados com segurança, como: Dicas de prevenção gerais para os colaboradores e familiares; Dicas de prevenção para o time de vendas; Dicas de segurança para o time de operações; Protocolo de convivência com pessoas do grupo de risco; Entrada e saída das residências.

  • Antecipação do fornecimento de vacina contra a gripe.

  • Afastamento de colaboradores com mais de 60 anos e gestantes.

  • Trabalho remoto para escritórios administrativos, filiais de vendas e áreas administrativas localizadas dentro dos Centros de Distribuição e para colaboradores das áreas administrativas nas operações (Indústria e Agro), além de estagiários e aprendizes.

  • Antecipação de férias para quem possua dificuldades em relação à logística com filhos durante o período de paralisação das aulas.

  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais e isolamento de 14 dias para aqueles que retornaram do exterior recentemente.

  • Adiamento de todos os treinamentos e eventos, com exceção dos treinamentos legais e obrigatórios, assim como restrição de participação dos colaboradores em eventos com grandes aglomerações de pessoas.

  • Reforço de orientações aos promotores e solicitação para utilização de todos os EPIs necessários, com redobro da higienização das mãos e a utilização de álcool em gel, mantendo distância de 2 metros entre eles e os clientes. Também salientamos a importância do contato com nosso canal remoto de atendimento médico, o Dr. BRF.

  • Restrição de acesso de visitantes a todas as unidades produtoras e Centros de Distribuição.

  • Medição de temperatura corporal na entrada de suas unidades

  • Implementação de comitês locais para execução e acompanhamento das iniciativas, além da definição de ações específicas para cada localidade.

  • Reforço de álcool em gel e/ou produtos alternativos com a mesma eficácia nas portarias, sanitários e áreas de grande fluxo de pessoas, além da aplicação de desinfetante nas mãos de funcionários e terceiros na entrada e saída da planta.

  • Intensificação da higienização das áreas coletivas: vestiários e refeitórios, bem como os veículos de transporte de funcionários, além de máquinas, equipamentos, instalações, paredes, pisos, maçanetas e corrimões das unidades.

  • Maior espaçamento entre mesas no refeitório para reduzir o contato das pessoas

  • Nos locais com restrição de transporte público, reestruturação no transporte de funcionários para que os veículos fretados circulem com 50% da capacidade e reduzam ao máximo o contato durante o trajeto, além da higienização ao início e final da rota.

  • Sempre que é registrado um caso nas cidades em que a BRF está instalada, adoção de um protocolo de busca ativa do potencial de contaminação de sua população de colaboradores e familiares, com o intuito de mitigar a exposição de suas unidades ao vírus.

  • Grupo de prevenção que acompanha todos os casos suspeitos de colaboradores, afastando-os da operação até que o diagnóstico de coronavírus seja totalmente descartado.

  • Em situações em que houver a confirmação de casos em uma de suas unidades, afastamento imediato do colaborador e prestação de todo o apoio médico a ele e sua família, além de comunicar, afastar e acompanhar todos os colaboradores que tiveram contato com a pessoa. Também efetuaremos a adequada higienização da unidade para mitigar qualquer risco aos demais funcionários, além de intensificar todas as medidas preventivas cabíveis.

  • Adoção de novos procedimentos de segurança para motoristas, como o uso de máscaras para aqueles vindos do exterior; limitação da circulação nas áreas comuns para diminuir risco de contágio; oferta de refeições prontas ; acompanhamento da área médica caso o motorista apresente sintomas e acompanhamento junto às transportadoras para tratar casos suspeitos. Dicas de higiene como limpeza do veículo, principalmente volante, maçaneta, parte interna das portas, câmbio, rádio e porta-luvas. Atuação junto aos transportadores para que todos os motoristas disponham de kit higienização com álcool em gel para devida prevenção.

  • Intensificação de comunicação para produtores integrados e extensão do canal de esclarecimento e orientação médica 24 horas. Dicas de higiene foram reforçadas dentro e fora do ambiente de trabalho, como a limpeza correta das mãos, não compartilhamento de objetos pessoais, limpeza do veículo das operações agrícolas (principalmente volante, maçaneta, parte interna das portas, câmbio, rádio e porta-luvas), distância mínima de um metro entre pessoas, entre outras.

  • Implementação de diversas ações, por intermédio do Instituto BRF, dentre elas, doações de alimentos para hospitais e profissionais da saúde e apoio a todas as comunidades onde estamos presentes.

  • Mantemos a operação ainda sem alterações significativas e possuímos um plano de contingenciamento para garantia do abastecimento e atendimento da demanda da população de alimentos no Brasil e no mundo.

Conheça as dicas de prevenção

Fique atento à sua higiene pessoal

 

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel e cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

Icons made by Freepik from flaticon.com

Não compartilhe objetos

 

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, copos, pratos ou garrafas;

Icons made by Pause08 from flaticon.com

Ambientes ventilados

 

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Icons made by Skyclick from flaticon.com

Beba água

 

Aumente a ingestão de água;

Icons made by Freepik from flaticon.com

Alimente-se bem

 

Preste bastante atenção ao preparo dos alimentos: frutas e verduras devem ser bem lavadas antes de consumidas.

Icons made by Freepik from flaticon.com

Principais sintomas

Os principais sintomas do coronavírus são:

  • Febre
  • Espirros
  • Tosse
  • Coriza
  • Sinusite
  • Vômitos
  • Dores fortes nos músculos e de cabeça

Manteremos nossos canais atualizados acerca de qualquer nova informação, em sintonia com o nosso compromisso com a integridade e a transparência.

Acompanhe o site do Ministério da Saúde para mais informações

 

Acesse o site do ministério da saúde

Acesso exclusivo para colaboradores