Qualidade

A qualidade está em todos nós

Nosso compromisso de oferecer produtos de qualidade que contribuam para uma vida saudável se traduz em diversas iniciativas, incluindo a gestão do ciclo produtivo, controles na cadeia de distribuição e nos pontos de venda e melhorias em formulação e desenvolvimento de produtos.

Hoje, 100% dos produtos BRF são avaliados no Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, na sigla em inglês). A Companhia também possui padrões de certificação BRC, IFS, Global-GAP, AloFree e ISO17025:2005. É auditada externamente por diversos mercados e clientes, além de órgãos competentes brasileiros – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O monitoramento é considera também o ponto de venda.

PERFIL NUTRICIONAL
Setorialmente ou de maneira direta, por meio de inovações, debates e pesquisas, respondemos ao avanço dos estudos que relacionam e os atributos de sabor à busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis. No setor, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia) discute meios para reforçar atributos de saudabilidade nos produtos e marcas das empresas do setor, com a participação direta da BRF.

Desde 2008, dedicamos esforços na eliminação do uso de gordura trans na formulação. Para isso, realizamos pesquisas e testes sensoriais, de desempenho e segurança em todas as categorias de produtos.

SÓDIO PARA QUÊ?
Além de contribuir para a definição de sabor, o sódio é um importante ingrediente para a qualidade final dos produtos, por sua capacidade de conservação. Para reduzir os níveis do sódio, nossa área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) faz estudos constantes, buscando alternativas tecnológicas e de ingredientes. Desde 2013, nos comprometemos, via Abia, a reduzir os níveis de sódio em produtos da categoria cárneos (presuntaria, salsichas, linguiças, hambúrgueres, empanados de frango e mortadelas).

As metas foram traçadas para 2015 e 2017, com perspectiva de atualização em 2020. Trabalhamos para adequar as linhas de salsicha, mortadela, linguiças curadas e presunto cozido para atender esses novos percentuais. A formulação das linguiças defumadas Sadia embaladas, por exemplo, teve redução de 30% de sódio.

ROTULAGEM
Além dos dados regulatórios em 100% dos produtos, nossos rótulos de produtos contêm selos de reciclagem e coleta seletiva de embalagens (no Brasil), sinalização sobre ingredientes considerados alergênicos e certificados religiosos exigidos por alguns mercados, como o Oriente Médio e a certificação halal (alimentos autorizados para consumo com base nos padrões islâmicos).

LABORATÓRIOS
Formado por uma equipe multidisciplinar de médicos veterinários, biólogos, químicos, engenheiros, engenheiros de alimentos, administradores, farmacêuticos, biotecnologistas, biomédicos, entre outros, os laboratórios da BRF têm o objetivo de mapear, por meio de análises microbiológicas, físico-químicas, bromatológicas, de resíduos, de qualidade das embalagens e sensoriais, a qualidade e a segurança dos nossos produtos.

Sempre pensando no consumidor e em nossos clientes, os quais são a nossa maior razão e patrimônio, realizamos ainda o monitoramento da Tabela Nutricional em 100% dos nossos produtos. A Tabela Nutricional, apresentada nos rótulos das embalagens dos produtos, é exigida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na BRF, essa rotulagem nutricional é monitorada através de análises laboratoriais em todos os itens, com o objetivo de garantir ao consumidor maior segurança e bem-estar durante o consumo de nossos produtos. As análises das composições nutricionais são realizadas entre os Laboratórios Industriais da BRF.

Os laboratórios estão sempre atualizados frente as exigências de mercados nacionais e internacionais, aos órgãos oficiais e normas especificas dos países importadores.

Laboratórios de Saúde Animal
Temos compromisso com desenvolvimento constante de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimentar. Para respaldar tal responsabilidade, todos os nossos Laboratórios de Saúde Animal mantêm escopo de ensaios acreditados segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025. Junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgre), eles possuem CRL ativo, cujos escopos podem ser consultados no site do Inmetro, através do link http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/.

Temos o compromisso com desenvolvimento de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimentar através dos laboratórios de saúde animal, com diagnósticos constantes quanto a sanidade (análises bacteriológicas completas, análises moleculares por PCR em tempo real), sequenciamento genético de última geração, metagenômica, análises sorológicas, micologia, virologia,  parasitologia, antibiogramas, análises de água, sêmen, pesquisa de Salmonella, tipificação de Salmonella por microarranjo, necropsias e a qualidade das rações.

Atuamos em parceria com órgãos nacionais e internacionais para agregar o máximo de aparato tecnológico nos diagnósticos laboratoriais, nas monitorias preventivas e nos estudos epidemiológicos veterinários, como a tipificação de Salmonella por microarranjo, como a Check-Points.

Além de cumprir as legislações sanitárias nacionais e internacionais IN20 (MAPA), Portaria Nº. 710 (MAPA), Portaria N°. 211 (MAPA) e Portaria Nº. 126 (MAPA), não medimos esforços em pesquisa e inovação para cuidar da saúde dos nossos animais e prevenir possíveis doenças, evitando uso de medicamentos.

Laboratórios Industriais
Corroborando e dando continuidade aos controles realizados pelos Laboratórios de Saúde Animal, os Laboratórios Industriais monitoram o processo fabril, realizando ensaios em todos os itens que fazem parte desse processo, entre eles matéria-prima, insumos, embalagens, equipamentos, até a chegada do alimento ao consumidor final. Comprometidos em assegurar a qualidade dos ensaios realizados, os laboratórios estão em constante atualização técnica e utilizam tecnologias de ponta, respeitando as normas e legislações nacionais e internacionais. Mantém parcerias com órgãos de referência no mercado nacional e internacional e escopo de ensaios acreditados, seguindo a ABNT NBR ISO/IEC 17025, junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), com CRL e CFL ativos, cujos escopos podem ser consultados no site do Inmetro, através do link http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/.

Os Laboratórios de Saúde Animal e Industriais da BRF monitoram toda cadeia produtiva, desde a matéria-prima, rações, incubatórios e granjas (campo) até a obtenção do produto final, onde tudo que entra em contato direto ou indiretamente é analisado rigorosamente seguindo métodos normatizados oficiais (AOAC, AFNOR, ISO’s entre outros) ou desenvolvidos internamente com validações.

Nossos números
Sempre pensando em melhorias quanto às novas tecnologias de diagnósticos, os laboratórios BRF possuem números expressivos de atuação que colaboram para garantir a qualidade final dos produtos oferecidos nos supermercados. Assim sendo, hoje trabalhamos com:

- MAIS DE 13 MILHÕES DE ANÁLISES REALIZADAS POR ANO.
- 96 LABORATÓRIOS EM TODO O MUNDO, SENDO 74 NO BRASIL, 10 NA TURQUIA, 09 NA ARGENTINA, 02 NA TAILÂNDIA E 01 EM ABU DHABI.
- MAIS DE 350 COLABORADORES ATIVOS NAS UNIDADES LABORATORIAIS.

Imagem mobile: 
Abrir em nova janela?: