Política de compra sustentável de grãos

Baseada nos compromissos fundamentais da BRF de Integridade, Qualidade e Segurança, a Política de Sustentabilidade da BRF estabelece as diretrizes da Companhia no que diz respeito a compromissos e princípios a serem aplicados no negócio, com foco na incorporação de aspectos ambientais, sociais e práticas sustentáveis para gestão da cadeia produtiva da BRF.

A publicação da Política de Compra Sustentável de Grãos reforça nosso compromisso público de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos da Amazônia e do Cerrado até 2025.

Política de Compra Sustentável de Grãos

Conheça a Política de Compra Sustentável de Grãos na íntegra.

Sustentabilidade faz parte da nossa Essência e reforça o nosso Propósito.


Q&A rastreabilidade

R: Não. A BRF garantirá a rastreabilidade de todos os grãos (soja, milho e sorgo) adquiridos dos biomas da Amazônia e do Cerrado até 2025, de fornecedores diretos e indiretos. Além disso, a companhia garantirá que seus fornecedores atendam as diretrizes definidas na Política de Compra Sustentável de Grãos BRF e demais documentos normativos.

R: A BRF possui uma Política de Compra Sustentável de Grãos que endereça o posicionamento da Companhia em relação ao desmatamento.

R: Os biomas da Amazônia e do Cerrado são os que possuem, atualmente, os maiores riscos associados ao desmatamento para conversão em uso agrícola. Sendo assim, para o bioma Amazônico, a BRF não originará de áreas que tenham sido desmatadas legal ou ilegalmente (desmatamento zero) a partir de julho de 2008. Já para o Cerrado, a Companhia não originará de áreas desmatadas ilegalmente. A BRF ciente do seu papel continuará trabalhando para atingir uma cadeia mais sustentável e livre de desmatamento.

R: Por serem biomas com os maiores riscos de desmatamento, a Amazônia e o Cerrado foram definidos como prioritários para o estabelecimento do compromisso público da companhia. Contudo, os fornecedores dos demais biomas também serão rastreados e monitorados em relação as diretrizes definidas na Política de Compra Sustentável de Grãos da companhia (com exceção de critérios específicos para a Amazônia e para o Cerrado).

R: Atualmente, a rastreabilidade de fornecedores indiretos é um desafio para o setor. A BRF está fazendo benchmarkings e rodadas de engajamentos com seus fornecedores indiretos, para a definição da estratégia para garantir a rastreabilidade e o atendimento dos critérios socioambientais dos seus fornecedores indiretos.

R: O avanço da rastreabilidade dos fornecedores de grãos da Amazônia e do Cerrado será reportado anualmente por meio do Relatório Integrado.