Gestão ambiental

Como uma companhia global, temos a responsabilidade de promover o uso adequado dos recursos naturais em nossa cadeia de valor, atuando como parceira da natureza. Nosso principal objetivo é proteger e conservar o meio ambiente, além de fazer a gestão da carteira de produtos, focando na redução de impactos pós-consumo.

Atuar em ambientes legais mais restritivos, ter consumidores mais críticos e conscientes e contar com parceiros de negócios preocupados com os impactos de sua cadeia são fatores que nos estimulam a buscar a elevação contínua de nossos patamares de gestão ambiental.

Por meio da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, do sistema de gestão ambiental e de referências como as diretrizes da norma ISO 14001, abordamos potenciais impactos ambientais, riscos e oportunidades que podem estar associados às atividades da BRF e desenvolvemos um olhar abrangente para a eficiência ambiental, com equipes técnicas de suporte corporativo global e nas unidades de negócio no mundo.

As atividades são orientadas por algumas instâncias aplicáveis a toda a operação da Companhia:

• Comitê geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), com reuniões mensais que mobilizam lideranças de diversas áreas;
• Formulário de Análise de Instalações (FAI), para avaliação ambiental de novos projetos;
• Padrões internos (normas e instruções corporativas), eventualmente superiores à legislação vigente;
• Diálogos de saúde, segurança e meio ambiente, com participação dos colaboradores das plantas em debates sobre conservação e economia de recursos, bem como prevenção de desperdícios;
• Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), indicador desenvolvido internamente para medir a qualidade de processos, a performance, a meta e o compliance de cada unidade.

Por meio do ISA, monitoramos 100% das unidades do Brasil e Emirados Árabes (Abu Dhabi), abordando os aspectos de efluentes, resíduos, emissões atmosféricas, ruídos, odor, outorgas e licenças ambientais, além de ser aplicado à operação da agropecuária (fábricas de ração, incubatórios e granjas próprias).

Além dessa ferramenta, mantemos uma gestão de riscos dedicada a temáticas ambientais, dada a relevância do tema sobre aspectos como obtenção de licenciamento ambiental, certificação/autorização de clientes e dos mercados e atendimento aos requisitos legais dos países onde atuamos. Avaliamos, ainda, o impacto no ciclo de vida dos nossos produtos, identificando possíveis vantagens competitivas sustentáveis nos locais em que estamos inseridos.