Nossa Responsabilidade

Seguimos com o olhar atento e integrado sobre Bem-Estar Animal.

De forma cada vez mais responsável e alinhada aos princípios éticos, a BRF está sempre atuando para transformar positivamente toda sua cadeia de produção. Por isso, fomenta as melhores práticas de Bem-Estar animal de maneira integrada e abrangente, com todos que fazem parte da sua cadeia, como parceiros e fornecedores, por exemplo.

O programa global Bem-estar animal Feito na BRF define práticas e compromissos na criança, transporte e abate dos animais. Estabelecemos políticas, normas, processos, indicadores, respeitand as especificidades de cada localidade o de atuamos, sejam ambientais, culturais, climáticas ou religiosas. O programa contempla treinamentos e capacitação continua, avaliação de gaps e estabelece plano de ação de curto, médio e longo prazo.

Nossas premissas

O programa de Bem-Estar Animal tem como premissa o conceito dos 5 domínios do Bem-Estar Animal, que leva em consideração, além dos estados fisíologicos dos animais, o comportamento e seus estados mentais. Esse conceito é uma evolução das 5 liberdades desenvolvidas no ano de 1979 pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC).

1
Nutrição

Consumo adequado de alimentos nutritivos sendo uma experiência agradável.

2
Ambiente

Boas condições que oferecem conforto e segurança.

3
Saúde

Cuidados que garantem robustez e vitalidade.

4
Comportamento

Atividades variadas e desafios gratificantes.

5
Estado mental

Priorizar conforto, interesse e confiança e evitar experiências negativas.

Profissionais dedicados em BEA em toda a cadeia BRF

Possuímos "Oficiais de Bem-Estar Animal" em toda a cadeia produtiva da BRF, desde a criação dos animais até o transporte às indústrias. Esses profissionais são líderes e referência técnica na sua área de atuação, possuem autonomia e autoridade sobre o processo.

PROGRAMA DE BEM-ESTAR ANIMAL FEITO NA BRF

Para que tudo ocorra de maneira organizada e assertiva, a BRF criou o Programa de Bem-Estar Animal. O Programa existe desde 2015 e trabalha com seis pilares:

1

Alimentação Adequada

2

Ambiente Apropriado

3

Boas Condições de Saúde

4

Comportamento Natural

5

Manejo Humanitário

6

Capacitação e Conscientização

O programa Bem-Estar Animal feito na BRF engaja diversas áreas da companhia de todos os níveis incluindo a alta liderança.

Os indicadores-chave e a evolução dos compromissos públicos são discutidos mensalmente pelos diretores de operações (agropecuária e industrial), bem como na Vice-Presidência de Qualidade, P&D e Sustentabilidade.

Conta-se também com um grupo diversificado de especialistas.Todas as decisões em relação aos cuidados e instalações onde os animais estão envolvidos passam por aprovação das áreas técnicas.

Confira abaixo a governança para tratarmos desse compromisso

Evolução contínua com o apoio de parcerias

Buscamos identificar oportunidades de melhorias que efetivamente colaboram para o bem-estar dos animais. Para isso contamos com a parceria, desde 2014, com a ONG World Animal Protection (WAP). Juntos com a WAP, acompanhamos as ações desenvolvidas e mensuramos nossa evolução trimestralmente.

Colaboramos com discussões sobre bem-estar animal nas entidades setoriais, tais como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o International Poultry Council, dos quais somos membros.

Além disso, por meio de compartilhamento de nosso conhecimento técnico e disponibilizando acesso às nossas unidades produtivas, geramos conhecimento e pesquisas dentro da realidade produtiva brasileira, através de instituições como EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Participamos ativamente do grupo 3 Ts Alliance com World Animal Protection e ao lado de um grupo global de especialistas que está trabalhando de forma colaborativa para estudar e encerrar as práticas em suíno, incluindo corte de cauda, corte de dentes e castração cirúrgica. O objetivo final desta Aliança é usar as informações coletadas para desenvolver um caso baseado em evidências a ser levado à indústria globalmente em benefício do bem-estar dos suínos.

Ranking internacional Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW)

O comprometimento e a transparência da BRF são reconhecidos por sua presença no ranking internacional Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), ocupando o nível 2 do ranking por dois anos consecutivos (2016 e 2017) e, atualmente, está alocada no nível 3 (2018 e 2019).

Saiba mais

Acesse o case da BRF na cartilha Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura como orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU.

Nossa responsabilidade

A base da nossa cadeia são os animais, e garantir o bem-estar deles é fundamental para a BRF. Por isso, sempre trabalhamos buscando a melhoria na qualidade de vida dos animais dentro e fora da BRF.