Instituto BRF

Acreditamos na corresponsabilidade, transparência, confiança e sustentabilidade como pilares condutores de nossos programas. Por isso, um dos nossos principais objetivos é ser peça fundamental para promoção do desenvolvimento local por meio de ações de voluntariado focadas em inovação social, qualidade de vida e bem-estar.

Ao longo dos anos temos aprimorado nossa atuação conscientes do nosso papel na sociedade e com a preocupação de promover impactos relevantes. Sempre trabalhamos de forma cooperativa com comunidades e organizações locais.

Dessa forma, são eles, colaboradores e comunidades, os protagonistas do seu desenvolvimento e bem-estar, sempre numa atuação conjunta e transparente entre empresa e sociedade.

NOSSOS OBJETIVOS

Nos últimos cinco anos de atuação, os objetivos do Instituto BRF foram amadurecendo de acordo com as ações que promovemos, as redes que formamos, as pessoas e organizações com quem trocamos experiências, as preocupações com as grandes agendas globais e o papel e a responsabilidade da companhia com a sociedade.

Dessa forma, em 2016, com a lançamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU, a atuação do Instituto BRF se tornou ainda mais contundente, indo além de projetos pontuais e buscando se pautar na Agenda 2030, que visa garantir o futuro econômico, social, político e ambiental das próximas gerações.

É assim que o trabalho do Instituto BRF se torna ainda mais relevante e coerente com as questões que estão atingindo a humanidade, sendo capaz também de gerar impactos em grande escala.

NOSSA HISTÓRIA

Das atuações em pequenas comunidades às responsabilidades com compromissos mundiais. Confira de onde viemos e para onde queremos ir!

Nasce o IBRF

Nasce o IBRF

O IBRF se consolida a partir da fusão dos Institutos Sadia e Perdigão e com duas frentes de atuação: responsabilidade corporativa e investimento social. É nesse mesmo ano que o Programa Voluntários BRF, criado em 2011, passa a ser um dos principais projetos.

Comitês de Investimento Social

Comitês de Investimento Social

Nesse ano, os Comitês de Investimento Social já estavam presentes em 39 unidades produtivas, sedes administrativas, filiais e centros de distribuição da BRF, mobilizando cerca de 400 colaboradores no país.
Principais programas:
– Comunidade ativa
– Programa inspira
– ReciclAção
– Estação digital

Clique aqui e acesse o Relatório Anual 2013 do IBRF.

Crescimento

Crescimento

Ampliamos nossa atuação para 53 municípios, beneficiando cerca de 88 mil pessoas. Neste ano também fortalecemos nossa atuação em projetos coletivos realizados em parceria com a comunidade e os três setores da sociedade: no total foral 39 projetos alinhados às necessidades locais.

Clique aqui e acesse o Relatório Anual 2014 do IBRF.

Do Brasil para o mundo

Do Brasil para o mundo

É nesse ano que o Programa de Voluntários BRF se expande. Pela primeira vez, algumas unidades da BRF fora do Brasil realizaram iniciativas, sob a orientação do IBRF. Cingapura foi uma delas, com 38 funcionários mobilizados. Argentina e Abu Dhabi também tiveram sua primeira participação nesse ano. No Brasil, o IBRF mobilizou junto com a BRF a maior campanha de matchfunding de sua história para apoiar as pessoas atingidas pela catástrofe que atingiu o Oeste Catarinense no primeiro semestre do ano.

Clique aqui e acesse o Relatório Anual 2015 do IBRF.

Celebrar fazendo o bem

Celebrar fazendo o bem

Nesse ano o IBRF organizou a maior ação voluntária já realizada de uma só vez na Companhia para comemorar o Aniversário da BRF. Com a campanha “Celebrar fazendo o bem”, os 82 anos da BRF foram comemorados com 105 ações sociais realizadas em 60 municípios e nove países, envolvendo mais de 1.700 voluntários e beneficiando aproximadamente 80 mil pessoas.

Clique aqui e acesse o Relatório Anual 2016 do IBRF.

Cinco anos de história

Cinco anos de história

Comemoramos cinco anos de vida. E com uma organização já amadurecida, buscamos promover o alimento como ferramenta para impulsionar a transformação nas comunidades onde atuamos, orientando nossa atuação em duas linhas programáticas: alimentação equilibrada e vida em comunidade.
Foi neste ano também que estabelecemos o Fundo de Projetos como “edital” estruturante para o desenvolvimento e seleção de projetos propostos pelos comitês.

Clique aqui e acesse o Relatório Anual 2017 do IBRF.

IBRF EM NÚMEROS

São cinco anos de grandes encontros, construindo anseios, promovendo transformações positivas, realizando sonhos e superando expectativas. São cinco anos com dados que nos enchem de orgulho e que inspiram a continuar vê-los crescer. Confira um pouco dessa trajetória em alguns dos nossos principais números:

60

CIDADES
É o número de lugares que o IBRF está presente, atuando nas comunidades, promovendo ações voluntárias e investindo em projetos.

1.1

MILHÃO DE PESSOAS

Esse é um número que só vem crescendo! Mais de um milhão de pessoas já foram beneficiadas com os projetos e ações do IBRF. E vem muito mais por aí!

19.3

MILHÕES

Esse é o valor dos investimentos diretos que foram realizados ao longo desses anos pela companhia, para as ações e os projetos do IBRF.

+ de 1.100

AÇÕES

Durante esses anos, esse é número de ações de voluntariado que o IBRF já realizou em todas as regiões onde atua, no Brasil e no mundo!

25.5

MIL VOLUNTÁRIOS

Esse é o número de funcionários voluntários cadastrados pelo IBRF que participaram das ações durante os cinco anos.

8.174

HORAS

Ou 490.440 minutos de trabalho voluntário realizados pelos Voluntários BRF durante os anos de atuação do IBRF.

INICIATIVAS

Desde a sua fundação, o IBRF tem implantado os seus principais programas nos municípios nos quais a BRF faz parte. Em cada unidade há um Comitê de Desenvolvimento Local, formado por colaboradores. Seu objetivo é analisar as oportunidades e prioridades junto à comunidade para, então, gerenciar todas as ações de investimento social nas cidades com o apoio do IBRF.

Programa Voluntários BRF
É o coração do IBRF. A iniciativa, que promove ações durante todo o ano, tem como sua força maior envolver e integrar seus funcionários em busca de um único objetivo: transformar a vida de pessoas e comunidades nos lugares onde a companhia está presente.

 

Aniversário BRF
Essa é a maior ação de voluntariado conjunta do IBRF, que acontece uma vez por ano e celebra o aniversário da BRF por meio de ações voluntárias em todo o mundo. A data funciona como um marco e integra todos os voluntários BRF em manifestações de solidariedade e compromisso com o desenvolvimento das comunidades.

Projeto ReciclAção
Criado em 2013 pelo esforço conjunto de parceiros locais, entre os quais o Instituto BRF, o ReciclAção é um projeto de educação ambiental, mobilização comunitária e gestão de resíduos sólidos, que tem como objetivo erradicar os riscos socioambientais no Morro dos Prazeres, localizado em Santa Teresa (RJ).

É baseado em um modelo de mudança de comportamento, por meio de processos educativos e de mobilização dos moradores da comunidade, para que façam a correta gestão de seus resíduos e promovam a reciclagem.

Os resíduos encaminhados para reciclagem são vendidos a recicladoras parceiras e geram recursos que a própria comunidade reinveste em projetos locais, promovendo melhoria nas condições de vida.

A metodologia foi reconhecida pela Agência Ambiental do Governo dos Estados Unidos (IPA) e ganhou a chancela de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Sentidos e Sabores
Foi o principal projeto de 2017, que teve a parceria do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), e tem como objetivo resgatar a relação dos indivíduos com a alimentação e contribuir com a formação de comunidades com mais qualidade de vida nos municípios onde atuamos.

Fundo de Projetos
Criado pelo IBRF em 2017, o Fundo de Projetos mudou a maneira de selecionar e executar os projetos locais coordenados pelos Comitês de Investimento Social. Com o Fundo, o IBRF investe em iniciativas estratégicas propostas pelos comitês, sempre em parceria com organizações e órgãos sociais locais.

A seleção das propostas ocorre a partir de uma avaliação conjunta da equipe IBRF com os coordenadores dos Comitês e com o apoio do Atados, organização especializada em voluntariado corporativo.