Laboratórios

Formados por uma equipe multidisciplinar de médicos veterinários, biólogos, químicos, engenheiros, engenheiros de alimentos, administradores, farmacêuticos, biotecnologistas, biomédicos, entre outros, os laboratórios da BRF têm o objetivo de mapear, por meio de análises microbiológicas, físico-químicas, bromatológicas, de resíduos, de qualidade das embalagens e sensoriais, a qualidade e a segurança dos nossos produtos.

Pensando no consumidor e em nossos clientes, os quais são a nossa maior razão e patrimônio, realizamos ainda o monitoramento da tabela nutricional em 100% das embalagens dos nossos produtos, como é exigida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na BRF, essa rotulagem nutricional é monitorada através de análises laboratoriais em todos os itens, com o objetivo de garantir ao consumidor maior segurança e bem-estar durante o consumo dos produtos.

As análises das composições nutricionais são realizadas nos laboratórios industriais da BRF. Os laboratórios estão sempre atualizados frente às exigências de mercados nacionais e internacionais, aos órgãos oficiais e às normas específicas dos países importadores.

NOSSOS NÚMEROS

Sempre pensando em melhorias quanto às novas tecnologias de diagnósticos, os laboratórios BRF possuem números expressivos de atuação que colaboram para garantir a qualidade final dos produtos oferecidos nos supermercados. Assim sendo, hoje trabalhamos com:

conheça nossos laboratórios

Temos o compromisso com o desenvolvimento constante de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimenta.

Nos comprometemos com o desenvolvimento de práticas de referência em bem-estar animal, saúde pública e segurança alimentar através dos laboratórios de saúde animal, com diagnósticos constantes quanto à sanidade (análises bacteriológicas completas, análises moleculares por PCR em tempo real), sequenciamento genético de última geração, metagenômica, análises sorológicas, micologia, virologia, parasitologia, antibiogramas, análises de água, sêmen, pesquisa de salmonela, tipificação de salmonela por microarranjo, necropsias e qualidade das rações.

Atuamos em parceria com órgãos nacionais e internacionais para agregar o máximo de aparato tecnológico nos diagnósticos laboratoriais, nas monitorias preventivas e nos estudos epidemiológicos veterinários, como a tipificação de salmonela por microarranjo, através de check-points.

Além de cumprir as legislações sanitárias nacionais e internacionais IN20 (MAPA), Portaria Nº. 710 (MAPA), Portaria N°. 211 (MAPA) e Portaria Nº. 126 (MAPA), não medimos esforços em pesquisa e inovação para cuidar da saúde dos nossos animais e prevenir possíveis doenças, evitando uso de medicamentos.

Dando continuidade aos controles realizados pelos laboratórios de saúde animal, os laboratórios industriais monitoram o processo fabril, realizando ensaios em todos os itens que fazem parte desse processo, entre eles matéria-prima, insumos, embalagens, equipamentos, até a chegada do alimento ao consumidor final.

Comprometidos em assegurar a qualidade dos ensaios realizados, os laboratórios estão em constante atualização técnica e utilizam tecnologias de ponta, respeitando as normas e legislações nacionais e internacionais.

Os laboratórios de saúde animal e industriais da BRF monitoram toda a cadeia produtiva, desde a matéria-prima, rações, incubatórios e granjas (campo) até a obtenção do produto final, onde tudo que entra em contato direta ou indiretamente é analisado rigorosamente seguindo métodos normatizados oficiais (AOAC, AFNOR, ISOs, entre outros) ou desenvolvidos internamente com validações.