Compromissos

Plano BRF de Sustentabilidade

Alinhado à Política de Sustentabilidade, em 2020 também lançamos o Plano BRF de Sustentabilidade, que conta com 22 compromissos para aumentar nossa transparência e reforçar 5 ambições até 2030:

1.Atuar em sinergia com nossos parceiros e impactar positivamente as comunidades

2.Inovar e obter soluções sustentáveis pelos desafios globais

3.Promover o bem-estar animal

4.Ser inclusivo, plural e diverso

5.Preservar o meio-ambiente e ser ecoeficiente

Estabelecemos compromissos transversais aos aspectos ESG, conectados com a Visão 2030 da BRF. Nosso trabalho foca em temas como diversidade, combate ao desperdício e à mudança do clima, gestão eficiente de recursos naturais, bem-estar animal e investimento social.

A BRF tem empenhado para evitar o mutilações rotineiras e eliminar na medida do possível, essas práticas. Já temos o compromisso firmado de não realizar corte de bicos em frangos de corte, não realizar corte de orelhas e dentes em suínos, corte de asas em galinhas produtoras de ovos e corte de cauda em bovinos. Toda a intervenção cirurgica só deve ser feita para evitar dor e sofrimento aos animais, como é o caso do corte de cauda em suínos.

Compromissos públicos

Compromissos públicos

A BRF tem o compromisso rigoroso de tolerância zero em relação ao maltrato dos animais, seja por abuso ou negligência. Em caso de verificação de qualquer irregularidade nesse sentido, a investigação é conduzida e caso se comprove a irregularidade, penalizações ocorrem.

Acesse o nosso documento Compromissos com o Bem-estar Animal, atualizado em dezembro de 2019, e conheça nossas principais diretrizes.

Metas públicas

PRINCIPAIS DIRETRIZES DE BEA:

1. As principais diretrizes de BEA estão estabelecidas no documento que foi atualizado em 2019 e demonstram o comprometimento em todos os níveis da companhia com o bem-estar dos animais:

2. Garantir a não utilização de antibióticos promotores de crescimento na cadeia de criação de animais.

Desde 2019, a BRF não faz uso de antibióticos com a finalidade de promover o crescimento dos animais.

3. Utilizar enriquecimento ambiental em 100% da integração de aves e suínos de corte até 2025.

A cadeia de perus possui enriquecimento ambiental em 100% das instalações desde 2021. Avançamos no atendimento do indicador na cadeia de frango (23,9%) e suínos (41%) e desenvolvemos novas ferramentas para atender ao compromisso.

4. Certificar 100% das unidades fabris em bem-estar animal até 2025.

A cadeia de perus possui enriquecimento ambiental em 100% das instalações desde 2021. Avançamos no atendimento do indicador na cadeia de frango (23,9%) e suínos (41%) e desenvolvemos novas ferramentas para atender ao compromisso.

1. Empregar globalmente apenas ovos de galinhas livres de gaiolas até 2025.

No Brasil, o compromisso está atendido desde 2020 em sua totalidade. Em 2024, trabalhamos no desenvolvimento de fornecedores para atendimento ao compromisso no mercado internacional.

2. Garantir que 100% das aves do sistema de integração globalmente sejam livres de gaiolas até 2023.

Desde 2023, todas as aves do sistema de integração no Brasil e na Turquia são criadas livres de gaiola.

1. Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2026. A partir de 2023, todos os novos projetos para alojamento de matrizes suínas serão no modelo cobre e solta.

Apesar dos desafios dos cenários econômicos, evoluímos no atendimento ao indicador, especialmente no Sul do país.

  • Até 2015
    15% realizado
  • Até 2016 e 2018
    29% realizado

    No ano de 2016, as adequações para o sistema de gestação coletiva beneficiaram 20.950 matrizes, totalizando, desde 2015, 103.000 matrizes em gestação coletiva, o que corresponde a 20% do plantel da BRF.

    O ano de 2016 foi bastante difícil para o cenário econômico brasileiro, o que retraiu o processo de financiamento dessas atividades, considerando que a BRF fez aquisição de plantéis que não estavam adaptados ao sistema preconizado pela companhia.

  • 2019
    35% realizado

    Atingimos a meta proposta para o ano de 2019 e estamos com 35% do plantel de matrizes suínas em sistema de gestação coletiva. Isso significa mais de 140 mil fêmeas em instalações adequadas de acordo com os preceitos de bem-estar animal.

  • 2020
    45% realizado

    Ultrapassamos a meta proposta para o ano de 2020 (prevista para 40%) e estamos com 45% do plantel de matrizes suínas em sistema de gestação coletiva. Isso significa mais de 180 mil fêmeas em instalações adequadas de acordo com os melhores preceitos de bem-estar animal, podendo exercer seu comportamento natural de socialização entre os indivíduos e se movimentar livremente na instalação.

  • 2021
    53,6% realizado

    Apesar de aumentarmos o nosso plantel total de fêmeas nos últimos anos e com o cenário desafiador gerado pelo COVID-19 em 2020 e 2021, nos propomos a avançar no atendimento do nosso compromisso com os animais.

  • 2023
    55,9% realizado

    Em 2023, adequamos 100% dos alojamentos de matrizes suínas para o sistema de gestação coletiva na unidade de Concórdia (SC). Temos cerca de 5% de fêmeas alojadas no sistema cobre e solta.

  • 2026
    Meta 100%

Aprimorando cada vez mais nossas práticas, buscamos realizar o mínimo possível de alterações físicas no animais e para isso nos comprometemos:

2. Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não sejam identificados* por meio de mutilações até 2021.

Desde 2021, atendemos ao compromisso por meio de uso de brincos e tatuagem em todo o plantel global de suínos da BRF.

3. Garantir que 100% dos suínos criados na BRF não passem por corte e desgaste de dentes até 2021**.

Procedimento realizado apenas em regime de exceção, caso o bem-estar das matrizes esteja afetado.

4. Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022***.

Em 2022, foi alterada a metodologia de castração dos suínos machos passando para imuno castração. Quando a castração cirúrgica se faz necessária é realizada com anestesia.

5. Garantir o uso de analgesia para 100% dos procedimentos de corte de cauda de suínos até 2025.

Em 2024, realizamos testes de validação de possíveis produtos que possam atender o compromisso.

6. Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, sejam por abuso ou negligência.

Desde 2020, a BRF possui o compromisso de não tolerar maus tratos aos animais. Todas as operações são verificadas e havendo suspeita de não conformidade, o caso é investigado e a política de consequência é aplicada em caso de desvio.

* Os suínos são identificados por uma numeração que garante a rastreabilidade dos animais.

** Em casos extremos, (quando houver comprometimento do bem-estar da matriz) a prática será admitida.

*** Garantir que quando a castração cirúrgica for necessária para produção de produtos específicos, deverá ser realizada com a utilização de analgésicos e anestésicos.

Os compromissos vão de encontro as práticas fomentadas pelo grupo 3T’s e ao conceito dos 4Rs:

  • Reduce: Reduzir o número de alterações físicas
  • Refine: Refinar/Otimizar os processos
  • Replace: Substituir práticas
  • Responsibility: Responsabilidade pelas práticas de manejo dos animais

Serão realizados estudos (testes) visando a eliminação do corte de cauda dos suínos no futuro.