Monitoramento da cadeia

Como uma das maiores companhias globais de alimentos, temos parceiros em nossa cadeia produtiva para nos auxiliar na missão de levar nossos produtos para o mundo inteiro. Por isso, possuímos um monitoramento complexo de todo o processo para garantir que nossas premissas de qualidade e sustentabilidade sejam replicadas para cerca de 30 mil fornecedores ao redor do planeta. Desde a compra de grãos até os serviços de frete e logística, monitoramos os parceiros para garantir uma conduta ética, sustentável, transparente e 100% alinhada com os nossos objetivos.

Para isso, contamos com nosso Programa de Monitoramento de Cadeia estruturado para fortalecer o controle de riscos socioambientais, a disseminação de um modelo de negócio responsável e a evolução dos parceiros nesse quesito. Ele conta com auditorias de qualidade, disseminação do Código de Conduta de Parceiros de Negócio da BRF, consultas a dados públicos e requisitos considerados em cláusulas contratuais. Por meio de acessos quinzenais as listas públicas, disponíveis em território brasileiro, identificamos fornecedores em desacordo com padrões legais e da BRF. São avaliados aspectos trabalhistas e de conformidade em geral e, se identificados erros, são executados planos de melhoria ou, em casos graves, o cancelamento do contrato com o fornecedor.

SAIBA MAIS SOBRE ALGUNS DOS REQUISITOS DO PROGRAMA:

Quinzenalmente, a BRF cruza as informações sobre as listas públicas do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) com sua base de fornecedores. Caso o fornecedor esteja presente em qualquer uma destas listas, ele tem seu registro bloqueado pelo sistema para futuras negociações, até que sua situação seja regularizada com a instituição e comprovada por uma certidão negativa.

O Código de Conduta de Parceiros de Negócio da BRF estabelece as regras que devem pautar a conduta ética e socioambiental de fornecedores no relacionamento com a companhia. Os aspectos estão diretamente alinhados ao código interno – chamado de Manual de Transparência – e às nossas Diretrizes de Sustentabilidade. Ou seja, aquilo que genuinamente a empresa acredita fazer parte de uma atuação responsável e transparente.

Todos os parceiros de negócio devem cumprir com as legislações nacionais e internacionais relacionadas ao trabalho (liberdade sindical, legislação trabalhista, previdenciária e direitos da criança e do adolescente) e aos direitos humanos. A BRF não tolera e condena o trabalho infantil e toda e qualquer forma de trabalho em condições degradantes e incompatíveis com a dignidade humana que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador, tais como jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida entre outras.

A produção de animais é nossa base de atuação, sendo assim, o bem-estar animal é naturalmente uma de nossas grandes causas e a fomentamos não apenas dentro, mas também fora do universo BRF. Estruturamos nossas práticas e compromissos por meio do programa global Bem-Estar Animal Feito pela BRF (Animal Welfare Made in BRF). As normas corporativas de criação e abate de animais são as mesmas para unidades próprias e integradas, de forma que as diretrizes do programa sejam usadas como padrão para toda a produção da companhia. Realizamos auditorias e verificações regulares e, em caso de não conformidades, é estabelecido um plano de ação conjunto para adequação, podendo levar ao rompimento do contrato caso existam falhas no atendimento das normas.

Um questionário solicitando informações técnicas é apresentado aos fornecedores. Além disso, algumas práticas sociais e ambientais no Código de Conduta da BRF são reforçadas. A assinatura dessa autoavaliação também é monitorada.

O Plano BRF de Sustentabilidade está em sintonia com a nossa essência e alinhado à nossa Política de Sustentabilidade. Para aumentar nossa transparência e reforçar as nossas ambições, estabelecemos Compromissos globais e transversais aos aspectos ESG. Entres eles, está a nossa meta de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos da Amazônia e do Cerrado até 2025. Criamos a Política de Compra Sustentável de Grãos , que reforça nosso compromisso na preservação do meio ambiente e no combate ao desmatamento, implementando soluções sustentáveis para desafios globais

Mais informações sobre o tema podem ser consultadas no Relatório Anual e de Sustentabilidade da BRF.

BAIXE NOSSOS DOCUMENTOS REFERENTES AO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES:

Código de Conduta de
Parceiros de Negócio da BRF

download

Política de Compra
Sustentável de Grãos

download

Compromissos de
bem-estar animal brf

download