Gestão ambiental

Na BRF, acreditamos que é preciso colocar em prática ações que proporcionem maior eficiência ambiental, isso significa promover o uso adequado dos recursos naturais ao mesmo tempo em que reduzimos os impactos das nossas atividades. Estamos atentos às mudanças climáticas e cada vez mais engajados em aspectos relacionados à escassez hídrica, uso consciente de energia e gestão de resíduos. Essa postura traz equilíbrio para nossos processos e ajuda a levar maior entendimento e gerar participação de toda a cadeia, inclusive dos nossos consumidores.

A nossa Política de Saúde Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que estabelece diretrizes para a gestão ambiental com base nos princípios da ISO 14001, e a nossa Política de Sustentabilidade, são as principais ferramentas da nossa gestão do capital natural. Orientados por essas diretrizes e também pelo Sistema de Excelência Operacional (SEO) nas operações e pelo Programa + Excelência na logística, prospectamos oportunidades e riscos da nossa atividade. Por meio do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), fazemos o monitoramento de efluentes, resíduos, emissões atmosféricas, ruído, odor, outorgas e licenças ambientais. Esse indicador interno mede a conformidade das operações em relação aos requisitos legais e de processos ambientais.

Em 2020, investimos R$ 123,8 milhões em projetos de redução de impacto ambiental, de acordo com as categorias elegíveis aos green bonds emitidos pela BRF. Até 2022, queremos ter acesso aos green bonds (€ 500 milhões de Senior Notes) emitidos para aumentar a capacidade de investimentos em eficiência energética, energias renováveis e redução de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

Selecionamos 100% de nossos fornecedores com base em critérios sociais e ambientais. Disponibilizamos ainda o Código de Conduta para Fornecedores e o Termo de Partes Relacionadas, além das diretrizes da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e do Manual de Transparência.

Na cadeia agropecuária, temos uma área específica para Controle e Gestão Ambiental que monitora os produtores integrados junto com os Extensionistas – colaboradores ligados à agropecuária que fazem visitas periódicas às propriedades integradas. Uma das prioridades dessas análises são os componentes ambientais. Controlamos 100% do licenciamento ambiental dos produtores integrados.

Acompanhe no Relatório Integrado da BRF  todos os projetos e as ações que vêm se modernizando ao longo do tempo.