A água é um recurso de extrema importância e particularmente crítico para a indústria de alimentos. Na BRF, como na maior parte das indústrias do setor privado, a escassez de recursos hídricos pode comprometer diversos resultados e inviabilizar alguns dos processos produtivos – do campo às fábricas.

Em nossos processos produtivos, realizamos medições e gestão diária do consumo de água e priorizamos a captação de fontes superficiais, reduzindo a exploração subterrânea e evitando o uso de água da rede pública. 

Atuamos ativamente nos Comitês de Bacias Hidrográficas das regiões nas quais estamos presentes e engajamos nossos parceiros de negócios, com avaliações e indicadores que abordam o assunto água. Na cadeia, os produtores integrados são os responsáveis pela gestão da água em suas operações. No entanto, a BRF apoia os interessados em adotar novas tecnologias para otimização de recursos. Os integrados são monitorados e avaliados anualmente por intermédio de um check list de sustentabilidade, que avalia a disponibilidade de água no último ano.

Nossa gestão adota, entre outras medidas, uma metodologia de avaliação de risco e vulnerabilidade hídrica, definindo uma pontuação de exposição de cada uma delas e planejando medidas preventivas e corretivas. A ferramenta avalia fatores internos e externos à operação, ligados à disponibilidade e qualidade da água e à dependência da unidade em relação ao recurso. A sua aplicação visa construir um mapa de vulnerabilidade hídrica das operações da BRF, comparar indicadores de risco entre as unidades e subsidiar projetos e investimentos para mitigar riscos.

Por meio de ações, como o reuso de água (evitando nova retirada do meio ambiente), a priorização de captação superficial (com maior renovação do recurso), o tratamento da água residual para seu lançamento e a devolução de cerca de 95% da água captada do meio ambiente (já que na BRF não usa água como matéria-prima), trabalhamos para nos posicionar como uma empresa que utiliza esse recurso tão importante de forma responsável.

Ano após ano, controlar os recursos hídricos nas regiões onde a BRF atua, tem sido uma das principais prioridades da BRF. Acompanhe no Relatório Anual e de Sustentabilidade da BRF, todos os projetos e as ações que vêm se modernizando ao longo do tempo.