Ação climática

Compromisso com o meio ambiente

A crise climática é um dos maiores desafios globais da nossa era, com impactos profundos no meio ambiente, nas economias e nas comunidades ao redor do mundo. Ela exige ações urgentes e transformadoras, que envolvem todos os setores da sociedade, incluindo a indústria alimentícia.

Na BRF, estamos totalmente cientes dessa realidade e reconhecemos nossa responsabilidade em contribuir para um futuro mais sustentável. Nosso compromisso é promover uma produção de alimentos com baixo impacto ambiental, garantindo que 100% da cadeia de grãos seja monitorada e livre de desmatamento, enquanto levamos produtos de qualidade a milhões de pessoas em 127 países.

Para minimizar nosso impacto climático, estabelecemos metas claras e ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3

Variáveis consideradas na medição das emissões de GEE

As emissões são classificadas em três escopos, conforme os padrões globalmente reconhecidos do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Escopo 1

Emissões diretas das operações da companhia

  • Combustão estacionária: queima de combustível utilizado em caldeiras, motores, geradores
  • Combustão móvel: emissões de GEE provenientes da queima de combustível utilizado em equipamentos e veículos móveis
  • Tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos: geração de resíduos da criação animal; compostagem de resíduos da indústria e animais mortos; tratamento de efluentes
  • Fugitivas: utilização de gases refrigerantes (câmaras frias e ar-condicionado) e outras substâncias para o processo de abate de animais (CO2); fabricação de óleo de soja (hexano)
  • Agrícolas: fertilização do solo utilizando resíduos da cama aviária, fertilizantes convencionais e efluentes provenientes de dejetos suínos
  • Mudança no uso do solo: incêndios florestais e remoção de áreas florestais

Escopo 2

Emissões indiretas resultantes do consumo de energia

  • Compra de energia elétrica
  • Compra de energia térmica (vapor) para produção de energia elétrica

Escopo 3

Emissões indiretas que ocorrem ao longo da cadeia de valor

  • Bens e Serviços comprados (criação de aves e suínos; aquisição de grãos, óleos e seus derivados)
  • Bens de capital Aquisição de combustível e energia
  • Transporte e distribuição de insumos, animais e produtos por meio rodoviário e marítimo
  • Resíduos gerados nas operações e destinados para empresas terceiras
  • Viagens aéreas, rodoviárias e marítimas
  • Deslocamento de funcionários (casa-trabalho)
  • Processamento de produtos vendidos
  • Tratamento de fim de vida dos produtos vendidos

SBTi

A BRF é a primeira empresa de alimentos do Brasil a ter as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) de acordo com a nova metodologia FLAG.

SBTi

A Science Based Targets initiative (SBTi) é uma parceria global entre o CDP, o Pacto Global da ONU, o World Resources Institute (WRI) e o WWF, que ajuda empresas e instituições a estabelecerem metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base na ciência climática. Essas metas são alinhadas aos objetivos do Acordo de Paris, visando limitar o aquecimento global a 1,5°C ou 2°C. A SBTi fornece uma abordagem transparente e rigorosa para garantir que as ações empresariais contribuam efetivamente para mitigar as mudanças climáticas.

FLAG

Para empresas de setores intensivos em uso da terra, como o agropecuário, a SBTi criou um guia de diretrizes para definição de metas baseadas na ciência, denominado Florestas, Terras e Agricultura (FLAG). Publicado em setembro de 2022, esse guia exige que as empresas contabilizem suas emissões relacionadas ao FLAG e apresentem caminhos para a descarbonização alinhados com o cenário de aquecimento de 1,5°C. A metodologia foca em áreas críticas, como desmatamento, saúde do solo e uso sustentável da terra.

Frentes de ação

Para cumprir a metas estabelecidas, a BRF possui o Plano NetZero, iniciativa estratégica baseada em 4 frentes de ação:

Comprometimento com uma cadeia de fornecimento, direta e indireta, livre de desmatamento

A BRF monitora 100% dos fornecedores diretos e indiretos de grãos em todos os biomas em que atua.

Fomento à agropecuária de baixo carbono, conciliando produção e conservação ambiental

Para integrar os produtores rurais de aves e suínos à agenda de sustentabilidade, a BRF firmou parcerias com instituições financeiras para facilitar o financiamento da instalação de painéis solares nas granjas, atingindo cerca de 66% do volume de animais produzidos com energia fotovoltaica. Atualmente, 50% dos produtores integrados possuem painéis em suas propriedades. Além da vantagem ambiental, a migração tem proporcionado uma redução média de 95% no custo de energia. O total gerado nessas propriedades equivale ao consumo de uma cidade de 230 mil habitantes.

Transição para uma matriz energética renovável

A BRF conta com parcerias firmadas em 2021 com a AES Brasil e Power China — antiga Pontoon — para a construção dos parques eólico e solar, respectivamente. Desta forma, vêm avançando em direção ao seu compromisso de ter 100% energia elétrica renovável até 2030.

Aumento da eficiência operacional, buscando otimizar o consumo de recursos energéticos e a adoção de tecnologias de menor emissão em nossas operações

A BRF aproveita a disponibilização de recursos oriundos dos Programas de Eficiência Energética das distribuidoras de energia, sob recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com ações como a substituição de motores e bombas elétricas comuns para equipamentos de alto rendimento, o que também traz impactos relativos às emissões de GEE.