Diversidade enriquece

Diversidade

Como uma empresa global, a BRF entende a prioridade da pauta de Diversidade e Inclusão para a sociedade, e tem consciência do seu papel como agente transformador para mudanças positivas por meio do diálogo. Por isso, o tema faz parte da essência da nossa cultura.

Para nós, um ambiente diverso e inclusivo é essencial, portanto, incentivamos nossas equipes a estabelecerem conversas honestas e respeitosas, além de promoverem um ambiente com tolerância zero à discriminação.

Em 2019 foi criada a área global de Diversidade e Inclusão da Companhia a fim de fortalecer o olhar estratégico sobre as práticas da empresa. A área atua em 4 pilares: conscientização, atração e retenção, desenvolvimento de carreira e governança. Em 2021, lançamos a política de Direitos Humanos BRF.

Contamos com uma rede de Embaixadores de Diversidade, composta por mais de 300 colaboradores em diversas localidades do Brasil e do mundo, cujo objetivo é manter o diálogo vivo, compartilhar experiências e promover atividades sobre diversidade e inclusão.

Na BRF, a jornada de diversidade e inclusão consiste em autoconhecimento como ponto de partida. Por isso, em 2021, lançamos o treinamento vieses inconscientes.

Confira os nossos números:

  • + de 100 mil colaboradores no mundo, de +90 nacionalidades diferentes. No Brasil, +40 nacionalidades.
  • Até 2025, meta de 30% mulheres na alta liderança, conforme compromisso Equidade é Prioridade, do Pacto Global da ONU.
  • Uma das empresas fundadoras do Movimento pela Equidade Racial (MOVER), que reúne +45 empesas de diferentes setores.
  • Participante do grupo Empresa com Refugiados, da ACNUR. BRF é uma das maiores empregadoras desse público no Brasil.
  • Diversas ações voltadas para promover uma sociedade e um mercado de trabalho mais inclusivos e sem discriminação.

Equidade de Gênero

Para nós, é fundamental dialogar sobre equidade de gênero, principalmente em nosso setor de negócios. Portanto, em 2021 assumimos o compromisso público Equidade é Prioridade, do Pacto Global da ONU, de ter 30% de mulheres em posições de alta liderança até 2025 - no mesmo ano, avançamos dois pontos percentuais e o encerramos com 24%.

Diversas ações têm sido implementadas na companhia globalmente a fim de atingirmos esse compromisso, tais como:

  • Ação afirmativa: definição de quota (50%) para mulheres no programa de aceleração de carreira interno – Desenvolve.
  • Desenvolvimento de pipeline para posições de liderança por meio de programas de entrada: em 2021, mulheres representaram 30% no Fast Track, 59% dos Trainees e 60% em Doutores no Agro.
  • Lidere como uma Mulher – jornada de aceleração de carreira de mulheres mapeadas como sucessoras na companhia globalmente. A inciativa foi lançada em 2021 e consiste em: a) 3 encontros com especialistas do mercado no tema de equidade gênero; b) treinamentos técnicos e de habilidades (soft skills); c) assessments e d) mentoria

Pessoas com deficiência

Desde 2011, a BRF atua incansavelmente para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, conta com ações de letramento e conscientização de seus colaboradores, além de programas afirmativos para esses públicos, tais como:

  • Operações: o Programa de Ações Inclusivas foi lançado em 2021, em parceria com o Senai, e teve como objetivo captar e treinar +80 pessoas para cargos iniciais para atuar em suas unidades em Rio Verde, Uberlândia e Lucas do Rio Verde. Além disso, o Programa também contou com a sensibilização da liderança das 3 unidades para receber esses profissionais e garantir a inclusão deles. Devido ao êxito do Programa, a BRF repetirá a fórmula de sucesso com as suas Escolas de Formação, que também tem o objetivo de formar operadores para cargos iniciais, contudo contará com ações afirmativas (quotas) para pessoas com deficiência a partir de 2022 em todo o Brasil.
  • Área comercial: há duas grandes iniciativas para atração e captação dos talentos com deficiência. A primeira é a inclusão por meio do Mercato, que, em 2021, contou com um processo seletivo nas lojas de São Paulo para também incluir as seguintes minorias: pessoas com deficiência, 50+ e negras. A ação será repetida nas novas lojas que serão abertas no Brasil ao longo dos próximos anos. A segunda ações de destaque na área comercial é a inclusão de Promotores com deficiência. Em parceria com a IOS, a BRF capta, capacita e contrata pessoas com ou sem experiência na área, que passam pela escola de formação BRF para desenvolvimento técnicos e soft skills.
  • Se você possui deficiência ou conhece alguém que tem, saiba que TODAS as vagas da BRF estão abertas para esse público. Conheça as nossas vagas nos canais de divulgação e em nosso site.

Imigrantes

Os imigrantes somam atualmente mais de 5 mil posições na BRF no Brasil, em sua maioria haitianos, senegaleses e congoleses. Isso torna a BRF uma das principais empregadoras de imigrantes/refugiados no país.

O processo de inclusão desse público na BRF começou há alguns anos e envolve diversos atores internos e externos, como organizações e governos locais, a fim de garantir o trânsito desses imigrantes de forma segura, com olhar holístico para a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 2019, iniciamos uma parceria com a ONU Migração, com a Operação Acolhida do Governo Brasileiro e com o Instituto BRF, para a contratação de imigrantes venezuelanos, reforçando nosso compromisso social no desenvolvimento da nossa força de trabalho.

Em 2021, a BRF criou a função de tradutor em suas unidades operacionais, onde há maior população de imigrantes – em sua grande maioria, não fala português. A pessoa tradutora tem a responsabilidade de facilitar a comunicação entre os falantes de língua portuguesa e os demais, além de traduzir as principais comunicações da empresa.

Ainda em 2021, a empresa se tornou participante da Empresa com Refugiados, da ACNUR.

A BRF participa do Programa Súper Panas, da UNICEF, proporcionando uma parceria que tem o objetivo de contratar equipes de psicólogos, assistentes sociais e educadores para os abrigos existentes , garantindo que crianças e adolescentes refugiados recebam atendimento em saúde mental, apoio psicossocial e acompanhamento pedagógico e a reestruturação dos espaços nos maiores abrigos para migrantes e refugiados da América Latina, garantindo um espaço mais acolhedor e amigável para as crianças. Com isso, esperamos atingir cerca de 2.000 crianças e adolescentes venezuelanos diretamente, além do aumento de 10% da capacidade de atendimento por espaço reestruturado.