Treinamentos e Capacitações

Todos os anos, capacitamos oficiais de Bem-Estar Animal, que são embaixadores do tema em suas atividades, atuando desde a agropecuária, transporte e indústria.

+400

Colaboradores

Sensibilizados para o tema em programas estruturados e compartilhamento de conhecimento sobre o bem-estar dos animais nas atividades do dia a dia.

100%

dos integrados capacitados para o manejo de inverno e verão

Os parceiros integrados de frangos e perus e dos extensionistas do time BRF são capacitados para o manejo de inverno e verão, nos quais a temática de bem-estar animal é fortemente abordada.

100%

Receberam treinamentos sobre as melhores práticas

Os times de carregamento de aves e dos motoristas passam por treinamentos sobre as melhores práticas para garantir o bem-estar das aves no processo.

200

Médicos veterinários e extensionistas da BRF foram capacitados no programa Swine Academy em 2019

Partindo de histórico e conceitos, até aplicação prática, passando por planos de ação no transporte, instalações, contingência entre outros. Este programa de treinamento, do grupo da extensão rural, tem o objetivo de formar e desenvolver a equipe agropecuária em busca da alta performance, agregando valor ao negócio e gerindo o conhecimento interno. O projeto de capacitação é continuado e acontece anualmente.

Também participamos no Pig Welfare Symposium junto com a WAP, onde foi apresentado cases de sucesso em BEA.

256

Oficiais de bem-estar animal foram treinados em 2020

Profissionais desde a cadeia de matrizes, transporte até o abate. Parte deles foi capacitada no Programa de Abate Humanitário (STEPS), reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em 2019, 311 oficiais de bem-estar animal foram treinados, e retomamos os treinamentos na cadeia agropecuária.

Esses profissionais, chamados de Oficiais de Bem-Estar Animal, são responsáveis por aplicar a matriz de conformidade e treinar todos os colaboradores, terceiros e integrados no tema. 100% dos funcionários que trabalham com animais vivos nas nossas plantas industriais são treinados nos procedimentos do BEA.

+300

Médicos veterinários e extensionistas da BRF foram capacitados no programa Chicken Academy em 2019

Eventos presenciais reuniram colaboradores de todas as unidades do Brasil, entre gerentes, supervisores, sanitaristas, coordenadores de ambiência, carregamento e extensionistas.

Os encontros para discussões e treinamentos permitem não só a ampliação da visão do processo produtivo nos temas de Sanidade, Incubatório, Matrizes e Frango de Corte, como também mais de 2.800 horas de posterior disseminação de conhecimento através de treinamentos e desenvolvimento de mais de 50 projetos a partir dos temas técnicos e das ferramentas de gestão abordadas.

208

Oficias de bem-estar animal foram treinados em 2021

entre 2019 e 2020 treinamos 569 novos oficiais de bem-estar animal. Em 2021 reforcamos os treinamentos e capacitamos mais profissionais desde a cadeia agropecuária, passando pelo transporte e abate dos animais.

Esses profissionais são os embaixadores do tema nas unidades, responsáveis por aplicar a matriz de conformidade e treinar todos os colaboradores, terceiros e integrados no tema. 100% dos funcionários que trabalham com animais vivos nas nossas plantas industriais são treinados nos procedimentos do BEA, além das equipes de apanha, motoristas de cargas vivas e nossos parceiros integrados.

Em função da pandemia de COVID-19 não foi possível realizar o Swine Academy em 2020, porém realizamos uma série de webinares para tratar de temas fundamentais para manutenção do bem-estar animal: eutanásia de animais doentes, boas práticas de manejo, melhoria da ambiência nas instalações que envolveram 100% dos times técnicos da suinocultura no Brasil.

Com a motivação de sensibilizar e conscientizar os nossos colaboradores criamos um EAD (Ensino a Distância) sobre Bem-Estar Animal e o Programa Bem-Estar Animal feito na BRF.

O curso apresenta ao participante conceitos básicos sobre o tema e em qual contexto a BRF está inserida. O material é disponibilizado a qualquer colaborador que possui acesso à Academia BRF (plataforma onde os treinamentos internos estão alocados). Até o mês de abril de 2020 mais de 1050 colaboradores já haviam concluído a capacitação e outros 400 iniciaram o treinamento.

A BRF trabalha para a constante padronização nos seus processos e, para isso, criou o Programa SEO (Sistema de Excelência Operacional)

Essa padronização promove o engajamento das equipes, gera protagonismo e o sentimento de pertencer à BRF. Neste programa, os temas fundamentais para a BRF são divididos em pilares e uma deles é o de Sustentabilidade. O bem-estar animal é elemento mandatório desse pilar, alinhando os treinamentos já realizados pelos Oficias de BEA.

Os objetivos do elemento BEA no programa SEO são:

a) Criar linguagem única e padronizar o método de trabalho como a base para a melhoria contínua;

b) Padronizar processos, termos e métricas, permitindo referências internas efetivas;

c) Padronização como a base da melhoria contínua, compartilhando e aplicando melhores práticas;

d) Direcionar a performance para alavancar os principais resultados, conectando aos objetivos estratégicos da BRF;

e) Aumentar engajamento e colaboração, da operação até a alta liderança;

f) Garantir que todos consigam contribuir conforme o seu melhor;

g) Ser um facilitador da mudança cultural.