Associações e Parcerias

Associações e Parcerias

Como forma de ampliar nossa atuação responsável, reafirmamos compromissos com pactos socioambientais voluntários e encorajamos nossos fornecedores a aderir a essas iniciativas.

Conheça quais são os programas dos quais somos signatários e as entidades que somos parceiras que têm foco no desenvolvimento sustentável que apoiamos:

CEBDS
A BRF é membro associada do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que promove a sustentabilidade empresarial por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade das empresas associadas, além de inovações em gestão de riscos, parcerias estratégicas e capacitação e disseminação de conhecimentos para promover a competitividade empresarial. Essa parceria reforça o nosso comprometimento com a agenda ESG para um futuro cada vez mais sustentável.

PACTO GLOBAL
Desde 2007, a BRF é signatária do conjunto de compromissos do Pacto Global. A ação mobiliza lideranças da comunidade empresarial internacional para apoiar a promoção de valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e do trabalho e combate à corrupção. Essa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidades (ONU), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

A EMERGING MARKETS INVESTORS

EMERGING MARKETS INVESTORS ALLIANCE
A Emerging Markets Investors Alliance é uma organização sem fins lucrativos, que suporta investidores institucionais em mercados emergentes a apoiarem a boa governança, promoverem o desenvolvimento sustentável e melhorarem o desempenho de seus investimentos em governos e empresas. A parceria reforça nosso compromisso na colaboração com investidores institucionais, empresas de capital aberto e especialistas em políticas públicas no apoio à boa governança, à sustentabilidade ambiental e ao desempenho dos investimentos.

 

PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
Compromisso em favor da ética nos negócios. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção representa um conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados pelas empresas signatárias em seus relacionamentos com entidades e agentes públicos. Essa é uma iniciativa do Instituto Ethos, UniEthos, Patri e Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e Comitê Brasileiro do Pacto Global.

 

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Lançados em 2015, como evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propõem uma abordagem multissetorial para promover, entre outros tópicos, a erradicação da pobreza e da fome, o respeito aos direitos humanos e a promoção do bem-estar. Estes objetivos estão sendo incorporados à estratégia e à atuação da companhia e no ganho de força de uma de nossas causas mais legítimas, o combate ao desperdício de alimentos.

 

PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO (INPACTO)
Engaja a iniciativa privada para que esta se comprometa a agir de forma significativa pela erradicação do trabalho escravo em suas cadeias produtivas como, por exemplo, incentivando a não comercialização com fornecedores que utilizam mão de obra escrava. O Inpacto é uma iniciativa do Instituto Ethos, Instituto Observatório Social, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ONG Repórter Brasil.

PROGRAMA NA MÃO CERTA
Mobiliza governos, empresas e organizações de terceiro setor em torno do combate mais eficaz à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil e do Instituto Ethos.

 

PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL
A BRF adota a metodologia de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol e utiliza o registro Público de Emissões para divulgação de seu inventário global de emissões de gases de efeito estufa.

 

CDP
Desde 2005, a BRF responde ao CDP, principal iniciativa do setor financeiro em relação à mitigação das mudanças climáticas. Esse é um instrumento de mercado com foco em desempenho e transparência na gestão de sustentabilidade voltada à economia de baixo carbono e estratégias para mitigar as mudanças climáticas.

 

EMPRESAS PELO CLIMA
Iniciativa que busca apoiar empresas na construção da economia de baixo carbono no Brasil, avaliando seus riscos e oportunidades na gestão de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e discutindo coletivamente soluções práticas e contribuições ao marco legal no país. A Empresas Pelo Clima tem iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP (GVCes) e outras 27 empresas fundadoras.

 

 

RECONHECIMENTOS

As práticas de sustentabilidade da BRF têm um histórico de reconhecimentos que demonstram o compromisso e os avanços da companhia nos últimos anos em relação ao desenvolvimento sustentável. Isso nos desafia a buscar, de forma contínua, o aprimoramento de nossa gestão para sustentabilidade.

ÍNDICE DE CARBONO EFICIENTE (ICO2)
Desde 2009, a companhia integra o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), desenvolvido pela BM&FBovespa, em parceria com o BNDES. Para ponderação das empresas componentes, o indicador leva em consideração o grau de eficiência de emissões de GEE e o free float (total de ações em circulação) de cada empresa.

 

O principal objetivo do ICO2 é incentivar as corporações emissoras das ações mais negociadas na bolsa a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas.

 

SELO OURO GHG PROTOCOL
O inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa da BRF possui o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Gases de Efeito Estufa. Reconhecimento ao atendimento às diretrizes do GHG, com verificação por terceiros. O inventário de emissões completo da BRF está disponível aqui.

 

PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. O objetivo é divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras sigam o mesmo caminho.

 

Entre 1993 e 2016, a BRF (e suas marcas Sadia e Perdigão) já conquistou 15 troféus em diversas categorias. A última conquista foi da unidade de Videira (SC) premiada na categoria Controle de Poluição, com o projeto Destinação de Resíduos: Compostagem Elimina a Poluição Ambiental em Aterro Sanitário.

 

PRÊMIO INTEGRACIÓN 2017
Promovido pelo Grupo Brasil – Trabajando por lá Integración (Argentina), o prêmio tem o objetivo de reconhecer o trabalho de empresas parceiras que desenvolvem projetos comerciais para promover o crescimento sustentável.

 

Em 2017, a BRF recebeu o prêmio na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente com o projeto Compostagem Automatizada, inaugurado em outubro do mesmo ano na unidade BRF Campo Austral, em Sinsacate, município da província de Córdoba, na Argentina, transformando a unidade na primeira do país com tecnologia sustentável.