Associações e Parcerias

Associações e Parcerias

Como forma de ampliar nossa atuação responsável, reafirmamos compromissos com pactos socioambientais voluntários e encorajamos nossos fornecedores a aderir a essas iniciativas.

Conheça quais são os programas dos quais somos signatários e as entidades que somos parceiras que têm foco no desenvolvimento sustentável que apoiamos:

CEBDS
A BRF é membro associada do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que promove a sustentabilidade empresarial por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade das empresas associadas, além de inovações em gestão de riscos, parcerias estratégicas e capacitação e disseminação de conhecimentos para promover a competitividade empresarial. Essa parceria reforça o nosso comprometimento com a agenda ESG para um futuro cada vez mais sustentável.

PACTO GLOBAL
Desde 2011, a BRF é signatária do conjunto de compromissos do Pacto Global. A ação mobiliza lideranças da comunidade empresarial internacional para apoiar a promoção de valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e do trabalho e combate à corrupção. Essa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidades (ONU), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
Compromisso em favor da ética nos negócios. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção representa um conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados pelas empresas signatárias em seus relacionamentos com entidades e agentes públicos. Essa é uma iniciativa do Instituto Ethos, UniEthos, Patri e Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e Comitê Brasileiro do Pacto Global.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Lançados em 2015, como evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propõem uma abordagem multissetorial para promover, entre outros tópicos, a erradicação da pobreza e da fome, o respeito aos direitos humanos e a promoção do bem-estar. Estes objetivos estão sendo incorporados à estratégia e à atuação da companhia e no ganho de força de uma de nossas causas mais legítimas, o combate ao desperdício de alimentos.

PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL
A BRF adota a metodologia de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol e utiliza o registro Público de Emissões para divulgação de seu inventário global de emissões de gases de efeito estufa.

CDP
Desde 2005, a BRF responde ao CDP, principal iniciativa do setor financeiro em relação à mitigação das mudanças climáticas. Esse é um instrumento de mercado com foco em desempenho e transparência na gestão de sustentabilidade voltada à economia de baixo carbono e estratégias para mitigar as mudanças climáticas.

Emerging Markets Investors Alliance

EMERGING MARKETS INVESTORS ALLIANCE
A Emerging Markets Investors Alliance é uma organização sem fins lucrativos, que suporta investidores institucionais em mercados emergentes a apoiarem a boa governança, promoverem o desenvolvimento sustentável e melhorarem o desempenho de seus investimentos em governos e empresas. A parceria reforça nosso compromisso na colaboração com investidores institucionais, empresas de capital aberto e especialistas em políticas públicas no apoio à boa governança, à sustentabilidade ambiental e ao desempenho dos investimentos.

World Animal Protection

WORLD ANIMAL PROTECTION
Desde 2015, somos assessorados pela World Animal Protection que impulsionou a assinatura de compromissos públicos do BEA, tais como: transição das baias individuais para o sistema de alojamento em grupo para suínos, a adoção de enriquecimento para todas as espécies, eliminação da maioria dos procedimentos dolorosos como castração cirúrgica, tosquia de dentes e incisura em orelhas de suínos e utilização de ovos livres de gaiola para produtos industrializados.

Reconhecimentos

As práticas de sustentabilidade da BRF têm um histórico de reconhecimentos que demonstram o compromisso e os avanços da companhia nos últimos anos em relação ao desenvolvimento sustentável. Isso nos desafia a buscar, de forma contínua, o aprimoramento de nossa gestão para sustentabilidade.

ÍNDICE DE CARBONO EFICIENTE (ICO2)
Desde 2009, a companhia integra o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), desenvolvido pela BM&FBovespa, em parceria com o BNDES. Para ponderação das empresas componentes, o indicador leva em consideração o grau de eficiência de emissões de GEE e o free float (total de ações em circulação) de cada empresa.

O principal objetivo do ICO2 é incentivar as corporações emissoras das ações mais negociadas na bolsa a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas.

SELO OURO GHG PROTOCOL
O inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa da BRF possui o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Gases de Efeito Estufa. Reconhecimento ao atendimento às diretrizes do GHG, com verificação por terceiros. O inventário de emissões completo da BRF está disponível aqui.

RTRS
Em 2021, a BRF se tornou membro da Round Table on Responsible Soy (RTRS). A RTRS, é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 2006 e com sede na Suíça, cujo objetivo é a produção e comercialização de soja e seus derivados de forma sustentável, respeitando critérios socioambientais, definidos por um padrão de certificação reconhecido internacionalmente. A associação conta com membros da iniciativa privada, da sociedade civil e do terceiro setor. Com a associação, a BRF reforça seu compromisso a agenda ESG.

RSPO
A Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO) é uma organização não governamental que reúne os principais stakeholders da cadeia do óleo de palma, entre eles produtores, indústrias, varejistas, investidores e outras organizações não governamentais. A RSPO tem como objetivo minimizar os impactos no meio ambiente e nas comunidades das regiões produtoras. Para tal, a organização desenvolveu uma série critérios socioambientais que os membros devem estar em compliance a fim de contribuir para uma cadeia mais sustentável. Em 2020, a BRF se tornou membro da RSPO, alinhada a visão 2030 da companhia para proporcionar um futuro melhor para o planeta.

COALIZAÇÃO CLIMA FLORESTA
Em 2020, a BRF se associou a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, um movimento multisetorial, composto pelas principais entidades do setor privado, representantes da academia e associações setoriais, que lideram o agronegócio no Brasil. Tem como objetivo endereçar o tema de mudança climática, sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa. O movimento é pautado em um documento com 17 propostas concretas, baseadas em estudos científicos, que envolvem, entre outros, o fim do desmatamento ilegal, recuperação de áreas degradadas e proteção social de comunidades.

SELO CLIMA PARANÁ
A BRF recebeu, em 2020, o Selo CLIMA PARANÁ “OURO”. O Selo CLIMA PARANÁ incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a “Pegada de Carbono”, para combater as Mudanças Climáticas e ampliar a competitividade no contexto de uma nova economia, de baixo carbono. O Selo é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), foi criado com o objetivo de combater as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, preparar as empresas do Paraná para desafios regulatórios, como o provável advento da precificação de carbono.

MONITOR EMPRESARIAL DE REPUTAÇÃO CORPORATIVA (MERCO)
A 7ª edição da pesquisa de campo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2020, com 2.366 entrevistados revelou as 100 empresas de 33 setores melhor avaliadas por sua reputação. A companhia teve melhoria no ranking da 7ª edição da pesquisa de campo, subiu 54 posições, passando da 82ª para a 28ª colocação além de ser classificada como a 2º lugar – Empresa Líder no setor de Alimentos.

COMPASSION IN WORLD FARMING
Iniciamos em 2021, parceria com a ONG Compassion In World Farming que tem como objetivo promover o bem-estar animal na cadeia BRF e também dos nossos fornecedores através de tendências de bem-estar animal discutidas globalmente que buscam pelo meio da ciência a melhoria de vida dos animais.