Suínos

Todos os suínos de engorda na BRF são livres para se movimentarem dentro da instalação.

A BRF se comprometeu, a partir de 2012, a adotar o sistema de gestação coletiva como forma obrigatória em todos os projetos de expansão da companhia.

Para adaptação do sistema de integração já existente, o compromisso foi assumido em 2014. A implantação está sendo gradual. Mais informações na página Nossos compromissos.

DENTRE AS PRÁTICAS DA BRF

Abolição pela companhia do corte ou desgaste de dentes de suínos. O procedimento de desgaste será realizado somente em casos extremos onde o bem-estar da fêmea está afetado.

Além disso, 99% da castração é realizada por meio de imunocastração (técnica não cirúrgica e não invasiva realizada pela aplicação de vacinas sem efeito colateral). A castração cirúrgica é feita para um grupo reduzido de animais (em torno de 1% dos machos) destinado à elaboração de uma linha específica de produto. O procedimento é realizado até o terceiro dia de vida do animal.

90% das granjas da BRF já utilizaram algum tipo de enriquecimento ambiental para suínos em pelo menos uma baia de um lote. Os materiais mais utilizados são correntes metálicas (69,33%), seguidos de galões de plásticos (44,48%) e pedaços de madeira (26,12%). Suínos de engorda ficam livres dentro das baias com acesso à água e alimentação.

No ano de 2020, foi implementado para 100% dos extensionistas a utilização de equipamentos adequados para eutanásia a campo, e mais de 220 extensionistas receberam o treinamento para utilização do equipamento. Um diferencial e demonstração do compromisso da BRF com bem-estar animal.

Porcos se alimentando

A BRF por meio do seu programa global de bem-estar animal estipula que a densidade máxima de alojamento de suínos nas suas instalações e dos parceiros integrados deve ser para o sistema de vertical de creche de 0,33kg/m² e para suínos em fase de terminação de 0,95m²/100kg, seguindo a diretiva européia considerada uma das melhores do mundo. 100% dos animais alojados na fase de crechário estão dentro da densidade máxima estipulada.

Porco

100% dos suínos são insensibilizados antes do abate

Os suínos ficam alojados em baias adequadas para o descanso com acesso à água e temperatura monitorada. 100% dos animais são avaliados assim que recepcionados na fábrica e o manejo é realizado por profissionais treinados em BEA.